Depois de chegar à grande final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), em 2021 e 2022, competindo na modalidade de Danças Tradicionais pela categoria Força B, o CTG Galpão Crioulo, de Aratiba, agora busca estar novamente competindo pelo título em um dos maiores festivais de danças culturais da América Latina, porém, migrando para a Força A, mais competitiva e exigente.
E o primeiro teste será no próximo final de semana, durante a participação na fase Inter-Regional do Enart, que acontecerá no Ginásio Municipal de Erechim, entre o sábado, dia 3 e o domingo, dia 4.
“Entre tantos desafios já encarados pelo CTG Galpão Crioulo, é importante ressaltar o quanto a entidade vem crescendo e se destacando na comunidade, mostrando sua evolução enquanto grupo de dança. Dançar a Força B e classificar dois anos consecutivos para a final do Enart, impulsionou a escolha de um desafio ainda maior para o ano de 2024”, destaca o Patrão da entidade, Rogério dos Santos.
De acordo com ele, as dificuldades na Força A aumentam, bem como as danças, que agora serão 18, devendo estar preparadas, diferente da antiga categoria onde eram somente nove. “Visando o potencial do grupo, escolher a Força A impulsiona os dançarinos a novas motivações, como dançar no “palco sagrado” de Santa Cruz do Sul”, projeta o Patrão.
Para Rogério, a escolha pela nova categoria, faz com que o CTG Galpão Crioulo ganhe destaque dentro da comunidade aratibense e também na 19ª Região Tradicionalista, mostrando o quanto almeja prosperar dentro do movimento.
“Assim como a quantidade de danças, as dificuldades e desafios também aumentam, consequentemente, a demanda dos ensaios também é intensificada. Agora, em reta final, os ensaios ocorrem de forma intensa nos finais de semana e alguns dias de semana também. Busca-se a cada ensaio aprimorar os movimentos e fazer com que cada dança esteja segura para sorteio, podendo assim, vencendo os obstáculos chegar ao objetivo maior que é dançar em Santa Cruz do Sul”, completa Rogério.