Um dia especial para os agricultores familiares representados pela Cooperfamilia e o SUTRAF-AU, já que ocorreu na quinta-feira (12), a primeira entrega de alimentos por meio de um convênio proporcionado pela FETRAF-RS e a CUT-RS às cozinhas comunitárias de Porto Alegre.
De acordo com o presidente da Cooperfamilia, Isaías Wastchuk, o projeto contemplado é de R$1,5 milhões e deve ser executado pelo prazo inicial de seis meses. “Os alimentos produzidos no Alto Uruguai vão abastecer o total de 18 cozinhas comunitárias em Porto Alegre”, contou.
Os alimentos foram selecionados e carregados ainda na quarta-feira para que a entrega fosse realizada na primeira hora da manhã na capital dos gaúchos. De acordo com o coordenador geral do SUTRAF-AU, Alcemir Bagnara, é muito importante a execução desse projeto. “São alimentos da agricultura familiar do alto Uruguai que estão chegando a quem realmente tem fome. Dessa forma, famílias em vulnerabilidade social recebem alimentos diversos como carne, ovos, frutas e verduras de qualidade”, pontua.
O coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, destaca que a execução do projeto pela Cooperfamília possibilita que mais de 100 famílias da região do Alto Uruguai possam estar produzindo alimentos, aumentando sua renda, o que é importante para que as famílias consigam se manter no campo.