Realizada no Polo de Cultura, na última segunda-feira (18), a cerimônia de abertura oficial da Frinape 2024 de Erechim reuniu uma ampla lista de autoridades e representantes de diversos setores. Entre os presentes estavam o governador em exercício, Gabriel Souza, e os secretários Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural), Beto Fantinel (Desenvolvimento Social) e Gilmar Sossela (Trabalho e Desenvolvimento Profissional).
A solenidade contou também com a presença o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o presidente da Câmara de Vereadores, Jurandir Pezzenatto, o presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, e a patrona da feira, professora doutora Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa. O evento contou ainda com a Corte da Frinape, prefeitos da região, vereadores, empresários, autoridades civis e militares, além da imprensa e do público em geral.
Durante a abertura, a rainha Gabriéle Banaseski Erthal, destacou a trajetória de Erechim, desde sua fundação como colônia até sua emancipação, ressaltando o desenvolvimento da cidade. “A Frinape é o atestado do progresso da nossa Erechim, como a maior feira multissetorial do Alto Uruguai Gaúcho”, afirmou a rainha, simbolizando o orgulho e o espírito de prosperidade da região.
O presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, agradeceu a parceria incondicional do Poder Público com a ACCIE e a Frinape. “Em cinco dias já estimamos que passaram por aqui 130 mil pessoas. Vamos quebrar todos os recordes, de expositores já quebramos, com mais de 650. O sucesso que estamos vendo e vivendo hoje aqui na Frinape não é exceção, mas apenas uma parte do ecossistema pensado e implantado já há bastante tempo. Erechim se destaca em muitos setores e arrisco a dizer que é a cidade mais citada nos meios de comunicação do Estado de forma positiva.
Isso é o somatório de esforços de empresários competentes, e a comunhão entre o Poder Público e a iniciativa privada, do apoio das entidades, universidades, e do governo estadual que voltou a enxergar o Norte do Estado gaúcho. Hoje, governador, agradeço tudo que seu governo tem feito por nossa região”, disse Darlan.
Patrona da feira
A patrona da feira, a professora doutora, Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa, antes de falar, recebeu uma homenagem do prefeito, Paulo Polis e do presidente da ACCIE. “Este momento simboliza a celebração das nossas raízes, da força do nosso povo e da grandeza que nasce do trabalho coletivo. Feira é símbolo da união e da capacidade de transformar. A vida nunca é curta para quem sabe sonhar”, comenta a patrona.
Prefeito Polis
O prefeito, Paulo Polis, disse que a capacidade, muito grande, que Erechim tem de construir coletivamente levou 106 anos para se formar, e que a Frinape só é possível de se realizar porque tem muitas pessoas trabalhando na sua construção. “Obrigado a todos”, disse. “Um governo precisa olhar para o desenvolvimento econômico, mas nunca pode esquecer da parte social, e isso nós temos feito em Erechim. A nossa feira multissetorial, ao longo dos anos, se consolidou como um marco de desenvolvimento e celebração das conquistas do nosso povo.
A Frinape representa muito mais que uma feira, é um símbolo da nossa perseverança, do trabalho árduo e de visão de futuro. A feira cresceu e evoluiu com Erechim, acompanhando e impulsionando as transformações que fizeram a nossa cidade se transformar o que é hoje, um polo de desenvolvimento e inovação no Alto Uruguai, no norte gaúcho.
Segundo Polis, a Frinape representa, em todos os sentidos, o espírito de união que caracteriza Erechim. “Contando com mais de 600 expositores, ela é o encontro do campo com a cidade, da tradição com a modernidade, e de diferentes setores que, juntos, formam o tecido que sustenta a nossa economia. Que esta edição da Frinape fortaleça nossas parcerias, gere novas oportunidades e inspire cada vez mais empreendedores a investirem em nossa cidade. Que todos saiam daqui com o coração cheio de orgulho e a certeza de que estamos construindo um futuro grandioso para Erechim e para cada um dos que chamam essa terra de lar. Essa é a Feira de todos, é a nossa Feira, ela é feita por todos e é para todos. Obrigado”, ressalta o prefeito Polis.
Governador
O governador em exercício, Gabriel Souza, disse que Erechim é uma cidade pujante que gera muitos empregos. “A Frinape é a demonstração da potência, da força, do trabalho do povo local e regional. E para que a Frinape seja forte é preciso que a economia seja forte, é preciso que haja geração de emprego e renda, e que os empreendedores e trabalhadores encontrem um ambiente favorável aos seus negócios. Nosso governo é voltado para cuidar das pessoas que mais precisam, mas um governo que propicia liberdade econômica, porque acredita que é desta liberdade econômica que nós geraremos desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para todos gaúchas e gaúchos”, Gabriel Souza.