23.5 C
Aratiba
terça-feira, 4/fevereiro
Player de Áudio Responsivo
InícioEconomiaBoletos agora podem ser pagos via Pix a partir desta segunda-feira

Boletos agora podem ser pagos via Pix a partir desta segunda-feira

Transações serão realizadas por meio de QR Code específico para pagamento.

A partir desta segunda-feira (03), os boletos bancários passam a contar com uma nova opção de pagamento: o Pix. Além do tradicional código de barras, os documentos poderão trazer um QR Code exclusivo para facilitar a transação. A medida faz parte de uma resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, que visa modernizar o sistema de cobrança.

Com essa novidade, basta o usuário escanear o QR Code com o celular para concluir o pagamento de forma rápida e segura. Diferente do boleto convencional, que pode levar dias para ser compensado, o Pix garante a liquidação imediata da transação.

Boleto dinâmico: mais segurança e flexibilidade

Outra inovação trazida pela resolução do BC é a criação do boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade de dívidas quando houver negociação dos títulos. No entanto, essa funcionalidade ainda depende da publicação de uma instrução normativa para entrar em vigor.

O Banco Central destaca que o boleto dinâmico trará mais segurança no pagamento de cobranças relacionadas a determinados ativos financeiros, como as duplicatas escriturais, previstas na Lei nº 13.775/2018. A futura regulamentação definirá quais tipos de ativos poderão ser vinculados a esse novo formato de boleto.

Como esses títulos podem ser comercializados, garantir que o pagamento seja direcionado ao credor legítimo é fundamental. Para isso, o boleto dinâmico será atrelado ao título digitalizado dentro de sistemas autorizados pelo Banco Central, assegurando que os recursos cheguem ao destinatário correto.

Segundo o BC, a implementação do boleto dinâmico representa um avanço significativo para modernizar o sistema financeiro e aumentar a segurança nas transações, beneficiando especialmente pequenas e médias empresas.

“Em relação às duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao devedor, que poderá quitar sua obrigação com o mesmo boleto recebido fisicamente ou por meio eletrônico, quanto ao financiador que adquiriu o título, sem necessidade de trocar instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos valores”, explicou o BC em nota oficial divulgada em dezembro.

Os sistemas de escrituração e registro que darão suporte ao boleto dinâmico ainda estão em fase de implementação. Assim, essa modalidade deverá ser adotada em até seis meses após a aprovação do primeiro desses sistemas.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments