A Justiça do Rio Grande do Sul atendeu ao pedido do Sindicato dos Professores Estaduais para adiar o início das aulas na rede, que estava marcado para esta segunda-feira (10). A nova data marcada para o início do ano letivo será na segunda-feira, dia 17.
O pedido, segundo o Sindicato, aconteceu devido à previsão de calor extremo nos próximos dias e a falta de estrutura adequada para suportar altas temperaturas na maioria das escolas. A decisão é em caráter provisório (liminar), e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) irá recorrer.
Em nota, a Seduc, se manifestou dizendo que “A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) estuda a decisão e elabora o recurso cabível”. No final da tarde deste domingo (09), o Governo também se manifestou por nota, afirmando que “não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira”.

Rede municipal também adiou início das aulas
Em suas redes sociais, a Prefeitura de Aratiba também emitiu um cominicado suspendendo o retorno às aulas em âmbito municipal.
Em nota, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, informa que esta suspensão vai ao encontro da decisão Judicial do Estado sobre o adiamento do retorno às aulas.
