18.3 C
Aratiba
quinta-feira, 8/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralAdriane Perin assume presidência da Famurs

Adriane Perin assume presidência da Famurs

Prefeita de Nonoai ficará no comando da entidade durante a Gestão 2025/2026. Ela será a primeira mulher na liderança da Casa Municipalista Gaúcha

A prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, foi empossada presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na manhã desta quarta-feira (7). Recebendo o cargo do ex-prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, durante a programação do 43º Congresso de Municípios do RS, em Erechim, Adriane ficará no comando do Conselho de Administração da Famurs durante o anuênio 2025/2026.

Em seu primeiro discurso já empossada, Adriane afirmou que o serviço público é uma missão cujo objetivo é transformar a vida das pessoas que confiaram em todos os gestores com o voto. Ela declarou que aceitou o desafio de presidir a Famurs, pois acredita no municipalismo e no poder que a entidade tem de transformar a vida das pessoas.

A prefeita de Nonoai frisou que no seu mandato irá trabalhar pela convergência, pela união dos municípios, respeitando sempre a ética e o diálogo. Ela reforçou em seu discurso que irá defender os interesses dos municípios, colocando sempre os anseios da comunidade gaúcha a frente das suas ações. “Vou buscar a convergência e avançar com unidade. Nossa gestão terá posições firmes e claras, mas quando não tiver convergência, vamos trabalhar para haja respeito”, garantiu.

Ela destacou que irá atuar para fortalecer a parceria entre Famurs e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) na pauta da Reforma Tributária, para trabalhar num maior equilíbrio fiscal e aumento da participação dos municípios, lembrando que isso é vital para a saúde financeira das administrações municipais. “Somos gratos pelo apoio que temos recebido dos governos federal e estadual. Todos os municípios gaúchos receberam repasses importantes, mas será um ano de muitas reivindicações. Reivindicações justas”, anunciou durante sua fala.

Lembrou, ainda, que é momento de priorizar a resolução dos problemas que o estado enfrenta, como as cheias e a estiagem, incentivando a criação de políticas públicas e medidas contundentes que melhorem a resiliência climática do RS. Em sua fala, Adriane também destacou que é preciso ter coragem para enfrentar esses desafios com sabedoria e inteligência, usando as novas ferramentas que o processo exige, e que o trabalho conjunto será fundamental para garantir avanços. “Vamos nos aproximar cada vez mais. A pluralidade dos nossos prefeitos é a cara dos gaúchos”.

A primeira presidente mulher da Famurs reiterou que toda a diretoria da entidade está pronta para ouvir os gestores e melhorar a vida de cada munícipe gaúcho. Finalizou externando o sentimento de gratidão, especialmente ao povo de Nonoai, pela oportunidade de estar vivendo este momento, e a família por acreditar nesse desafio.

Despedida de Marcelo Arruda

Ao agradecer as autoridades, em seu último discurso como presidente da Famurs, Marcelo Arruda relembrou ações e pautas trabalhadas em conjunto. Aos deputados estaduais, salientou que ainda existe o compromisso de concluir os acessos asfálticos. Já ao se referir ao representante do governo federal e aos deputados federais, agradeceu o apoio com as pautas da reconstrução do Rio Grande do Sul. Ainda, destacou que o bom relacionamento com o Tribunal de Contas é fundamental para as gestões, por isso, estimulou que os prefeitos busquem orientações prévias.

Arruda desejou sucesso para prefeita Adriane e sua equipe, destacando sua trajetória. “Sua competência já foi comprovada com sua reeleição em Nonoai, e sabemos da sua constante defesa do municipalismo”. Ao registar o marco histórico da primeira presidente mulher, destacou que hoje o RS tem 38 prefeitas e desejou que mais mulheres assumam cargos políticos. “A sensibilidade e a garra das mulheres fazem a diferença na gestão”. Arruda ainda relembrou que o primeiro-cavalheiro da história da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, também já foi presidente da entidade e tem uma história de luta em prol do municipalismo.

Ao se despedir, Arruda fez uma breve retrospectiva da Gestão 2024/2025. Depois de uma posse em meio as enchentes, foi possível realizar a maior Assembleia de Verão, com 1.500 participantes. Agradeceu os prefeitos que ajudaram a construir soluções no momento mais desafiador da história do RS. “Com compreensão e diálogo conseguimos vencer os estados de emergência e calamidade. E ainda conseguimos avançar importantes pautas”, afirmou.

Para finalizar, destacou que o apoio da nova gestão aos agricultores vai ser fundamental, pois a economia do Rio Grande do Sul depende da continuidade dos produtores no campo. “Não estamos buscando o perdão das dívidas, mas de uma solução concreta, viabilidade de pagamento”, defendeu.

Manifestações

Por vídeo, o governador Eduardo Leite – que não pode estar presente por conta das condições climáticas não permitirem o voo – parabenizou Marcelo Arruda pela gestão e principalmente pelo comprometimento com as pautas municipalistas. Leite desejou sucesso a nova presidente, Adriane, na condução da nova administração da Famurs.

O presidente Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, lembrou o Acordo de Cooperação Técnica que consta que todos os prefeitos têm a premissa de procurarem o TCE e serem atendidos em suas demandas. Também detalhou sobre o programa de interiorização que o tribunal está promovendo para aproximar o órgão dos prefeitos e das prefeitas gaúchas, com reuniões realizadas mensalmente em municípios do interior do estado. Finalizou parabenizando o ex-presidente Marcelo Arruda e desejou sucesso a nova gestão.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado (ALRS), o vice-presidente, deputado estadual Vilmar Zanchin, afirmou que os prefeitos e prefeitas do estado são conhecidos por serem respeitados, por suas seriedades e pelos grandes trabalhos realizados nas cidades. E como ex-presidente da Famurs, lembrou que mesmo com o passar dos anos, as pautas vão se repetindo, sendo uma delas a regulamentação da Reforma Tributária, que impactará diretamente os municípios. Ele reforçou que os gestores devem estar atentos a este tema e os desdobramentos que ele terá. Por fim, colocou a Assembleia Legislativa à disposição para trabalhar em conjunto com a nova diretoria da Famurs.

O deputado federal Afonso Hann também participou da solenidade. O parlamentar destacou que os 31 deputados federais e os três senadores gaúchos estão ao lado da Famurs. Do mesmo partido da presidente Adriane, destacou que na liderança da Federação, ela também terá a oportunidade de construir o futuro da Federação União Progressistas, movimento que acaba de surgir. Hann também parabeniza o trabalho realizado pelo ex-presidente Marcelo Arruda, com quem encontrou em diversas agendas e eventos pelo interior do estado. O deputado federal, ao desejar sucesso à nova gestão, afirmou que acredita que será um ano de trabalho forte e que a bancada gaúcha seguirá ao lado da entidade, frisando que este é um ano de retomada e da promoção de oportunidades.

Representando o governo federal, o secretário de Apoio a Reconstrução do RS, Maneco Hassen, parabenizou o ex-presidente Arruda por enfrentar com resiliência e coragem mesmo em meio as enchentes e dificuldades que o estado passou ao longo de seu mandato. Hassen afirmou que participou do processo de transição da presidência da Casa, em conversas junto a presidente Adriane e com o ex-presidente Salmo Dias de Oliveira. Declarou que tem a certeza que a nova presidente irá conduzir a entidade com muita responsabilidade e fará um grande mandato. Hassen afirmou que os investimentos feitos pelo governo federal estão ajudando o Rio Grande do Sul a se reerguer, e o governo do presidente Lula continuará apoiando o estado com recursos, incluindo o novo PAC, que será anunciado nos próximos dias, contemplando diversos municípios gaúchos com investimentos.

A última manifestação foi do vice-governador do Estado, Gabriel Souza. Em nome do Estado, cumprimentou o ex-presidente Marcela Arruda, registrando o quanto o governo trabalhou ao lado da Famurs. Destacou que a gestão que finaliza conquistou avanços devido o diálogo aberto. Em sua fala, registrou a importância desse marco histórico, em que uma mulher chega ao cargo de presidente da Famurs e frisou que o governo gaúcho também tem muitas mulheres competentes em posições estratégicas no alto escalão. Na oportunidade, ainda agradeceu a parceria com o primeiro-cavalheiro, Salmo Dias de Oliveira, que atua no governo estadual no Gabinete de Prefeitos.

Gabriel Souza falou sobre a importância de ter um bom relacionamento com os prefeitos, afinal o cidadão não vive no Estado nem na União e o serviço público é concedido no município. Agradeceu a parceria com os deputados estaduais, pois através dela foi possível alcançar o equilíbrio fiscal no Rio Grande do Sul.

Assim como o ex-presidente Marcelo Arruda e atual presidente Adriane Perin de Oliveira, o vice-governador Gabriel Souza afirmou que não existe município gaúcho que não tenha recebido um repasse do Estado e que o governo seguirá fazendo investimentos e melhorias. “Reafirmo que até o final do nosso mandato todos os acessos asfáltico dos municípios do Rio Grande do Sul serão feitos. Esse é um compromisso meu e do governador Eduardo Leite com os municípios”, anunciou.

Conselho de Administração

Na oportunidade também foram empossados os vice-presidentes que irão compor o Conselho de Administração para a Gestão 2025/2026. A nova presidência da Famurs fica composta da seguinte forma:

Presidente

Adriane Perin de Oliveira (Progresistas) / Nonoai – AMNG

Vice-presidentes

Geverson Zimmermann (PSDB) / Estação – AMAU
Jonas Fernando Hauschild (PDT) / Tucunduva – AMUFRON
Luis Henrique Vedovato (MDB) / Imbé – AMLINORTE
Luiz Fernando Mainardi (PT) / Bagé – ASSUDOESTE
Márcia Raquel Rodrigues Presotto (UNIÃO BRASIL) / Novo Barreiro – AMZOP
Tiago Manoel Ferreira Michelon (PL) / Vespasiano Corrêa – AMAT
Volmar Telles do Amaral (PP) / Saldanha Marinho – AMAJA

Conselho Fiscal

Também foram empossados, na presente solenidade, os prefeitos que irão compor o Conselho Fiscal da Famurs para o biênio 2025/2027, que ficou definido pela seguinte forma:

Carine Isabel Schwingel / Estrela – AMVAT / Presidente
Vannei Mafissoni / Marcelino Ramos – AMAU / 1º titular
Arlei Luís Tomazoni / Três Passos – AMUCELEIRO / 2º titular
Michael Kuhn / Selbach – AMAJA / 1º suplente
Adilson Adam Balestrin / Seberi – AMZOP / 2º suplente
Gilberto Domingos Menin / Porto Xavier – AMM / 3º suplente

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments