A manhã desta quarta-feira (25) amanheceu com intensa geada em diversas áreas do sul do Brasil, tanto em cidades quanto no campo. Várias imagens começaram a chegar nas primeiras horas do dia enviadas pelos ouvintes da Rádio Aratiba, que registraram gramados e plantações inteiramente brancos.
A participação do amigo ouvinte é fundamental para ilustrar os efeitos do frio polar que atingiu a região, trazendo uma atmosfera invernal rara para esta época.
Confira as imagens enviadas por nossos ouvintes
Onda de frio e dados climáticos da semana
A forte geada foi causada por uma massa de ar polar associada a um ciclone extratropical na costa da Argentina, que derrubou registros para as temperaturas mais baixas do ano.
– Santa Catarina registrou −8,2 °C em Urupema, o recorde de frio deste ano;
– Urubici marcou −6,9 °C, São Joaquim −6,3 °C e áreas como Painel e Água Doce ficaram em torno de −5 °C;
– No Rio Grande do Sul, São José dos Ausentes chegou a −3,7 °C, Vacaria −3,3 °C e Bom Jesus ficou em −2 °C;
– Segundo a MetSul, temperaturas negativas foram registradas em 85 cidades da Região Sul;
– INMET reforça: previsão de geada ampla nos próximos dias e chance até de neve localizada.
Contribuição dos ouvintes
A Rádio Aratiba agradece vivamente aos ouvintes que enviaram imagens e relatos: cenários de geada no campo, com paisagens branquinhas ao amanhecer. Registros de moradores da cidade, fotos de calçadas parcialmente congeladas. Essa interação permite que a estação tenha um panorama real de toda a região, valorizando o alcance comunitário e a participação popular.