A Cecafes esteve participando do V Simpósio de Agricultura Familiar na Amazônia Ocidental, realizado no último dia 10 de julho, pelo Comando da 12ª Região Militar, em Manaus. O evento foi realizado em parceria com o Exército Brasileiro, que é o órgão federal comprador dos produtos da agricultura familiar.
A iniciativa faz parte de uma estratégia para fomentar a comercialização de alimentos produzidos por cooperativas do setor, por meio de políticas públicas de compras institucionais, o conhecido PAACI/COMPRA INSTITUCIONAL. Além de representantes do Exército, também marcaram presença representantes da Marinha, Aeronáutica, MDA, MDS, Conexsus GIZ.
O presidente da Cooperativa, Roberto Luis Balen esteve apresentando a experiência bem-sucedida, das diversas políticas públicas, e programas de governo envolvendo as compras públicas da agricultura familiar, organizadas pelo cooperativismo em especial, o case da prefeitura de Erechim-RS.
Segundo ele, a participação da Cecafes foi uma oportunidade estratégica para fomentar esse modelo de negócio, e a importância do cooperativismo e da cooperação, para o acesso ao mercado institucional, que movimenta milhões de reais em compras públicas, voltadas ao agricultor familiar.
“Compartilhar a nossa experiência, histórico e trabalho realizada na região de Erechim, em especial com a prefeitura do município, foi um grande diferencial para o evento. Nosso trabalho contribui para a construção das políticas públicas que envolve a comercialização de produtos da agricultura familiar e assim, fomentamos e viabilizamos ainda mais o trabalho das famílias produtoras”, destaca Balen.
O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim, William Racoski também esteve participando do evento a enfatizando importância das compras públicas de produtos da agricultura familiar visando o fortalecimento da atividade econômica e a qualidade dos alimentos que são ofertados à comunidade escolar, mas principalmente ao diálogo prévio, na construção dos chamamentos públicos, entre quem vende e o comprador, inclusive para evitar chamadas desertas, ou com falta de oferta em muitos produtos, pois o alinhamento de oferta é demanda, evita a falta de oferta dos alimentos.