Abelhas são encontradas mortas no interior de Aratiba

1280

Um fato que chama atenção das autoridades sanitárias do município de Aratiba, uma alta taxa de mortalidade de abelhas. O fato  foi registrado nos últimos dias na comunidade de Linha Polonesa,  na propriedade de Luis Piekas.

Segundo o agricultor, que produz  mel  para o consumo e vende apenas o excedente,  nas 12 caixas de sua propriedade observou uma grande quantidade de abelhas mortas e em várias caxias constatou  todo o enxame morto , algo que nunca havia visto.

O agricultor, ao observar toda essa mortandade de abelhas,  acionou os técnicos da Emater do município, que classificaram a situação como grave. A Emater, por sua vez, entrou em contanto com a  Secretaria da Agricultura do Estado do RS, e nesta quinta-feira(30) esteve na propriedade a Fiscal Estadual Agropecuária da Secretaria Estadual da Agricultura, Luciana Borba.

Segundo a Fiscal Agropecuária, “foi realizada a coleta do material de todas as caixas que será enviado para análise para descartar algumas doenças que hoje são de notificação obrigatória da Secretaria da Agricultura e de intoxicação de alguns pesticidas”. Luciana Borba, destacou que, “a mortalidade de abelhas tem sido cada vez mais comum no Estado”.

Nos próximos dias será conhecida a provável causa da morte das abelhas.