Na manhã desta terça-feira (6/05), lideranças municipais, estaduais e representantes de entidades se reuniram no Centro de Eventos da ACCIE, em Erechim, para a abertura oficial do 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, promovido pela Famurs. Com o tema “De mãos dadas, reconstruímos o amanhã”, o evento reforça a união de forças em prol dos municípios gaúchos.
Em sua fala, o presidente da Famurs, Marcelo Arruda, destacou que o evento tem o objetivo de trabalhar temas que irão impactar o futuro dos municípios gaúchos, além de proporcionar aos gestores um momento de troca e interação. “Muitas vezes a gente acha que o problema no nosso município é o pior, mas conversando com um colega, vemos que ele tem um problema semelhante, só muda o endereço e o tamanho. Mas quando a gente se une e busca os bons exemplos, a gente consegue fazer a transformação na nossa cidade”, exemplificou. “Volto a falar: que neste mandato, vocês tenham o compromisso de fazer a melhor gestão da sua história, seja reeleito, seja primeiro mandato. E para isso, é preciso buscar união, diálogo, bons exemplos, parcerias para mudar a vida das pessoas. Tenho certeza de quem está aqui tem este objetivo”, concluiu.
O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, deu as boas-vindas aos participantes, destacando a honra de sediar um evento desse porte. “Erechim é a capital da amizade, e hoje também é a capital do municipalismo. É gratificante receber tantos gestores aqui para debater soluções para o futuro das nossas cidades”, afirmou.
O presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), Darlan Dalla Roza, lembrou a trajetória conjunta da cidade e da entidade: “Erechim completa 107 anos, e a ACCIE, 106. Caminhamos juntos desde o início. Como empresários, é um orgulho ter um evento como esse em nossa cidade.” Ele também parabenizou a atual gestão da Famurs, que encerra seu mandato durante o congresso.
O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Maffisoni, ressaltou o vínculo do presidente da Famurs, Marcelo Arruda, com a região: “Antes de presidir a Famurs, Marcelo foi presidente da Amau. Trazer o congresso para Erechim é uma oportunidade para que as lideranças de todo o estado conheçam as potencialidades do Alto Uruguai.”
O momento também contou com falas dos representantes das instituições financeiras parceiras dos municípios. Ricardo Bier Troglio, superintendente da Caixa Econômica Federal, reforçou o compromisso da instituição com os gestores públicos: “A Caixa é uma parceira histórica dos municípios e está à disposição para apoiar as prefeituras na execução dos seus planos de governo”. Já o representante do Banrisul, o superintendente de governos André Perini, destacou a proximidade do banco com os gaúchos e com a Famurs: “Seguimos juntos nesse trabalho de reconstrução do Rio Grande do Sul, fortalecendo a parceria com os municípios e apoiando as ações de desenvolvimento local”.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Elizandro Sabino enfatizou a importância da Famurs na vida das prefeituras: “O municipalismo é construído com base no apoio técnico e na escuta ativa. Tenho visitado muitos municípios e visto o quanto a atuação da Famurs impacta positivamente a gestão municipal. A atual direção enfrentou um dos períodos mais desafiadores da história do RS, e sai com resultados e reconhecimento.”
O evento da Famurs segue com uma programação intensa de debates, painéis e encontros paralelos até esta quarta-feira (7/05), encerrando com a Cerimônia de Posse da nova presidência da Famurs para a Gestão 2024/2025.
O 43º Congresso de Municípios do RS recebe o patrocínio de Banrisul, BRDE, Badesul, Governança Brasil, Priori, 1Doc Tecnologia, CREA-RS, XCMG, System, Somos Educação, Corsan e Caixa. Também recebe apoio da CNM, Prefeitura de Erechim, Amau, ACCIE, Planalto Transportes, Emater/RS e GLFibra.