A cidade de Aratiba foi castigada na tarde desta quinta-feira (02) pela cheia dos Rios Novo e Agulha. Diversos pontos registraram alagamentos trazendo prejuízos, principalmente na área central. No interior ocorreram inúmeras quedas de barreiras.
A Praça Jacob Granzotto ficou alagada, algo nunca registrado na história. Os principais pontos de alagamentos foram registrados na Rua 15 de Novembro próximo ao Posto Tradição e a Escola Estadual Básica, Rua Santo Granzotto próximo ao Hospital Comunitário e a Sorveteria Baiocco, na Rua Padre Manoel da Nóbrega junto à travessa Otto João Rorig. Outros pontos: na Rua Luiz Loeser na ponte que dá acesso ao bairro Pés e também junto à rodoviária. A Rua Sete de Setembro, na esquina com a Luiz Loeser junto ao Posto Confiança também ficou alagada, assim como os bairros Rio Novo e União.
A Corsan cortou o fornecimento de água devido ao comprometimento de alguns pontos da rede de distribuição.
A Polícia Rodoviária Estadual e a Defesa Civil interromperam o tráfego na RS-420 entre Aratiba e Itá-SC, na altura da comunidade do Sarandi devido ao risco de deslizamento.
Em entrevista a Rádio Aratiba, o secretário de Obras do município de Aratiba, Celso Carniel, afirmou que praticamente todas as estradas do interior apresentam algum tipo de obstrução,especialmente com queda de barreira. Os reparos nas estradas do interior serão desenvolvidos nesta sexta-feira e provavelmente, segundo o secretário, seguirão ao longo do sábado e domingo.
O prefeito Gilberto Hendges falando para a Rádio Aratiba, disponibilizou a Escola Municipal de Ensino Fundamental para acolher as pessoas necessitadas. Ainda segundo o prefeito os prejuízos serão calculados nos próximos dias e que o poder público municipal não medirá esforços para suprir as necessidades básicas da população.