Aratiba realiza o Primeiro Jantar Ecológico

259

A Administração Municipal de Aratiba realizou, no último sábado (1), em parceria com o CETAP, Encontro de Sabores, comunidade da Linha Gruta e outras entidades, o Primeiro Jantar Ecológico. O evento reuniu centenas de pessoas na comunidade da Gruta e contou com um cardápio variado de pratos à base de alimentos orgânicos, saladas diversas, vinhos e sucos de frutas nativas, todos provenientes de agricultores do Município.

O Programa de Incentivo a Produção e Consumo de Alimentos Agroecológicos é um dos projetos pioneiros do Governo de Aratiba em parceria com entidades e já conta com diversos agricultores certificados e muitos em fase de transição para a certificação.

Segundo o prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, o projeto é um novo conceito desenvolvido pelo Poder Público Municipal para viabilizar, gerar renda e aproveitar pequenos espaços das propriedades rurais, onde não é viável o plantio tradicional de grãos. Os produtores possuem garantia da comercialização de seus produtos através de parcerias firmadas com instituições como o CETAP e a Ecoterra. “Esse projeto é muito importante para o nosso Município. Queremos mais saúde e qualidade de vida para os nossos munícipes, além de elevarmos a renda dos agricultores”, frisou o prefeito, lembrando que no projeto do Pacto por Aratiba, os produtores de orgânicos terão um incentivo de até 0,4 %. Granzotto também relacionou pavimentação da ERS-420 ao projeto. “Vamos criar a Rota dos Orgânicos e, com isso, colocar Aratiba em outro patamar de desenvolvimento e qualidade de vida”, disse o prefeito.

Segundo o assessor técnico do CETAP, Emelson Bonamigo, além de divulgar e promover a produção orgânica do Município, o evento também demonstrou os avanços da agricultura orgânica. “O evento mostrou o potencial da nossa agricultura orgânica, pois o jantar também contou com pratos não convencionais que fogem um pouco da nossa cultura regional como o suco de frutas nativas. Outro ponto que merece destaque é a questão da segurança alimentar que as famílias têm ao consumir alimentos orgânicos e com certificado de origem e que, consequentemente, proporcionam mais saúde e qualidade de vida aos consumidores”, destacou Emelson.

“Queremos agradecer todas as entidades que realizaram este evento, os apoiadores, patrocinadores a comunidade da Linha Gruta pelo espaço. É com muito orgulho que demonstramos a qualidade deste importante projeto para o município de Aratiba”, disse o secretário da Agricultura, Lenir Amélio Christmann.