A Secretaria da Educação de Aratiba realiza entre os dias 22 e 23 deste mês, a 9ª edição da Mostra da Cultura Afro-Brasileira. O evento será realizado no Centro de Eventos Navegantes, tendo programação diária entre as 8h às 11h30 e das 13h às 17h, sendo aberto à visitação para toda população.
No local estarão expostos os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes das escolas do município.
A Cultura afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial.
A cultura afro-brasileira é caracterizada e construída pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia. Está presente em quase todas as formas que compõem a identidade cultural nacional, como a dança, música, culinária, religião, folclore, etc.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país. A data homenageia Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as escolas brasileiras devem inserir no currículo escolar o ensino da cultura afro-brasileira e a sua história.
As escolas de Aratiba trabalham esta temática de forma interdisciplinar e conta com o apoio do professor, Roberto Baia.