A baixa disponibilidade de leite no mercado interno em pleno período de entressafra ajudou a limitar a queda dos preços no mercado interno em julho, segundo avaliação dos pesquisadores do Centro de Inteligência do Leite da Embrapa. Em média, o leite negociado no mercado físico em Minas Gerais registrou desvalorização de 4,5% no período, cotado a R$ 2,99 o litro.
“As sinalizações dos Conseleites para o pagamento do leite entregue em julho apontaram quedas acentuadas de preços em todos os estados, mostrando o enfraquecimento das cotações no setor industrial e o preço no mercado Spot”, aponta boletim divulgado na última terça-feira (06), pela Empresa de Pesquisa Agropecuária.
O Paraná foi o Estado com maior desvalorização, de 7,8%, seguido de Rio Grande do Sul, com 7,4%, e Santa Catarina, com 4,8%. Em Minas Gerais, o preço de referência registrou queda de 3,6% no último mês.
Segundo a Embrapa, “as importações continuam elevadas e as compras pelos varejistas estão ocorrendo de forma bem cadenciada, exercendo pressão baixista nos preços na indústria e, consequentemente, ao produtor de leite”.