Só quem tem entende o que é lavar os cabelos de manhã e à tarde já estar com os fios com aparência de sujos. O visual nunca está fresco e, ao menos que inventem um chuveiro de bolsa, o happy hour nunca será tão happy assim. Mas, dá pra sobreviver ao cabelo oleoso, desde que você entenda direitinho suas particularidades e deixe de lado mitos que só atrapalham seus cuidados. Quem tira as dúvidas é o tricologista – especialista em tratamento de doenças do couro cabeludo e estética capilar – do Instituto Moça Bonitta: Arillson Christino. Veja:
Quem tem pele oleosa sempre tem cabelo oleoso? MITO
O óleo sobrando é uma produção exagerada das glândulas sebáceas. Elas podem estar desequilibradas por todo o corpo, principalmente, quando as causas são hormonais ou apenas no couro cabeludo. O importante é consultar um dermatologista pra fazer exames hormonais e investigar a presença de ovários policísticos. Se algum problema for encontrado, o tratamento pode ser a solução definitiva pro problema.
Preciso lavar os cabelos no mínimo uma vez por dia? MITO
O ideal é lavar dia sim, dia não ou até mesmo dar o descanso de dois dias. Assim, o organismo vai percebendo que não precisa produzir tanto sebo. Se a oleosidade vier junto com dermatite seborreica, então, o problema será ainda mais agravado com as lavagens frequentes e excessivas.
Água quente deixa o cabelo oleoso? VERDADE
A temperatura da água deve ser morna, próxima à temperatura corporal, pois tanto a água quente quanto a fria “assustam” o couro e ativam a produção de sebo.
Não posso usar nada com óleo nos cabelos? MITO
Alguns estudos recentes indicam que a aplicação do óleo faz com que o corpo perceba que não precisa mais fabricá-lo. Por isso, não precisa fugir dos produtos com óleo. Teste e veja como o seu organismo reage após o uso.
O uso do secador piora o problema? VERDADE
As altas temperaturas vão fazer com que a oleosidade apareça mais rapidamente. Sabe aquela recomendação de diminuir até parar? É a melhor em se tratando do uso do secador quando se tem cabelos oleosos. Quem é refém do calor vai ter dificuldade no começo, mas o ideal é ir deixando os fios secarem naturalmente até aposentar o secador de vez. Com o tempo, você vai ver que até as lavagens poderão ser mais espaçadas.
Creme para pentear é inimigo do cabelo oleoso? VERDADE
O leave-in não foi desenvolvido pro seu tipo de cabelo. Por outro lado, condicionador e máscara específicos pra cabelos oleosos devem ser usados pra não deixar as pontas dos fios ressecadas. Se você não consegue deixar os fios secarem sem produto, use um pouco de óleo nas pontas.
Pentear bastante ajuda a oleosidade a se espalhar para o comprimento? MITO
Ficar encostando o pente e a escova no couro cabeludo produz ainda mais óleo! Sempre que for pentear, comece três dedos pra baixo da raiz.
Tratamento em salão é só pra cabelos ressecados? MITO
A gente te entende: parece que os comerciais de xampu só lembram dos fios secos. É como se o seu problema fosse menor do que o dos outros, né? Mas já existem diversos tratamentos profissionais power pra quem tem cabelo oleoso. Argiloterapia, peeling capilar e laserterapia de baixa intensidade são alguns dos mais eficientes. Anota aí!