O governo federal prorrogou por mais 17 dias o prazo para que os municípios gaúchos afetados pela enchente no mês de maio cadastrem famílias que possam ser beneficiadas com o Auxílio Reconstrução.
O prazo para que as cidades solicitassem o benefício aos afetados terminaria às 17h00 da terça-feira (25). Mas, atendendo a solicitação da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), através do presidente Marcelo Arruda, que pedia a prorrogação por, pelo menos, mais 10 dias, o ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou há pouco a decisão da prorrogação.
Ao todo, 444 municípios têm a situação de calamidade reconhecida pela União, o que permite a concessão do auxílio de R$ 5,1 mil. Entretanto, 166 municípios ainda não fizeram a solicitação do benefício às famílias atingidas. Os municípios podem enviar as solicitações até o dia 12 de julho.
Até o momento, 226,5 mil famílias receberam o Auxílio Reconstrução. De acordo com o ministro Pimenta, todas fazem parte de municípios que estão dentro da chamada mancha de inundação. Um novo lote de atingidos será encaminhado nesta quarta-feira (26) à Caixa Ecônomica Federal, que fará o repasse dos valores.