Desde a madrugada desta sexta-feira Santa, (15) centenas de pessoas de toda a região se dirigiram pela ERS 420, que liga Aratiba a Erechim, até o Santuário Nossa Senhora da Santa Cruz em um trajeto de mais de 20 quilômetros. Não eram apenas pessoas da nossa região, mas também do Oeste Catarinense e o sudeste da Paraná e inclusive foi possível ver carros de outros países, como Paraguai e Argentina.
Também ouve a via sacra desde o local que apareceu uma Cruz na terra até onde teria acontecido a aparição de Nossa Senhora da Santa Cruz, até o Santuário no alto da montanha.
No local a onde aparece a Cruz, e que dentro dela não nasce nenhum tipo de vegetação, agora teria surgido mais dois mistérios: um trilho com pisadas de uma mulher no meio da grama onde também não nasce nenhuma vegetação há mais de dois anos.
O segundo mistério, que teria surgido na cabeceira da Cruz uma pequena pedra a mais de dois anos e que aos poucos vêm crescendo. “São mistérios que até então não se explica, tanto as pisadas e agora está pedra que era pequenininha e hoje é o que vocês estão vendo”, disse Lucas Farina que nasceu nesta comunidade e que cada pouco passa pelo local.
Talvez por estes mistérios, na sexta-feira santa o local acolhe tantos fiéis.