Comece a correr! Conheça as dicas para iniciantes

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Chegou a hora de sair do sofá, deixar a preguiça de lado e começar a se exercitar. Cuidar da saúde e da boa forma não pode mais ficar em segundo plano. Não só para emagrecer ou ter um corpo mais bonito, mas praticar algum tipo de exercício físico é essencial para manter a disposição e a saúde em dia. Algumas recomendações são importantes para os marinheiros de primeira viagem, ou melhor, para os corredores iniciantes.

Os benefícios da corrida
Um dos treinos mais praticados ultimamente tem sido as corridas, individuais ou em grupo. E a corrida está na moda porque realmente correr tem muitos benefícios para a saúde.

A corrida melhora o preparo físico, ou seja, a pessoa que pratica o esporte melhora seu condicionamento cardiorrespiratório. Mas, para evitar esforços além do limite, é importante fazer uma check up com um cardiologista antes de sair correndo por aí.

O médico irá avaliar a resistência da pessoa através do exame chamado teste ergométrico, que vai avaliar o esforço físico de maneira controlada e determinar até onde a pessoa aguenta ir sem causar fadiga. Este teste é recomendado sobretudo para pessoas idosas, com história de hipertensão arterial (pressão alta) ou diabetes, obesas ou sedentárias e outras doenças crônicas.

A corrida ainda tem a vantagem de fortalecer os músculos, e isso não tem a ver apenas na relação de ter um corpo definido e bonito. Músculos fortes e saudáveis são importantes para evitar a perda natural da força e da facilidade em movimentar. Evitar a flacidez dos músculos através de treinos de fortalecimento é essencial para uma melhor qualidade de vida e para que as pessoas não sofram com doença do aparelho locomotor.

Outro benefício conquistado através da prática regular da corrida é melhorar os índices de colesterol, além de prevenir a osteoporose. Mas os ganhos mais conhecidos com a corrida é a melhora do sono, pessoas que tinham problemas com insônia relatam melhora considerável após a mudança do hábito. A sensação de bem estar e disposição devido à liberação de endorfina durante o exercício também é outro bem proporcionado pelo esporte.

E claro, um dos mais procurados benefícios é o fato de que correr contribui para emagrecer. Correr emagrece pois a queima de gordura ocorre com o gasto calórico. Correr faz suar e secar! É possível perder entre 500 a 900 calorias num treino de uma hora. Assim, perder peso é uma consequência para quem pratica o esporte. Perde os quilos a mais e ganha massa muscular, porém massa magra, isenta de gorduras.