Quem nunca pegou dicas de como emagrecer com a vizinha, que tem uma amiga que perdeu 5 quilos em uma semana? Ou então leu em algum lugar que o tal regime da moda ajuda a secar mais de 10 quilos no mês? Pois é, o fato é que a gente escuta falar muita coisa sobre dieta, mas nunca sabe o que realmente é verdade.
Tem gente que não come carboidrato depois das 18h, porque diz que engorda; outras pessoas vivem à base de chá verde para emagrecer. Afinal, o que é mito e o que funciona? A nutricionista Eliane Romantini responde as dúvidas mais frequentes:
1. Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer
Verdade. É ilusão das pessoas acharem que pular refeições ou ficar longos períodos sem comer vai ajudar a emagrecer. Muito pelo contrário. Quando a pessoa fica muito tempo em jejum, chega com muita fome na próxima refeição e acaba comendo rápido, excedendo na quantidade e faz escolhas erradas. Além disso, quando a pessoa fica muito tempo sem comer aumenta o cortisol, que é um hormônio que armazena gordura. O ideal então é comer de 3 em 3 horas alimentos saudáveis em quantidades adequadas.
2. Seguir dietas da moda ajuda a emagrecer
Mito. Dietas da moda, como da proteína ou da sopa, podem até funcionar por um ou dois meses, no máximo, mas não são eficazes à longo prazo. Isso porque são restritivas e muito radicais. São muito difíceis de seguir por bastante tempo. A tendência é que as pessoas sigam essa dieta por um curto período e voltem a ter hábitos errados e engordar, porque elas não promovem reeducação alimentar.
3. Não jantar à noite ajuda a perder peso
Mito. Há uma crença de que jantar engorda, o que não é verdade se a pessoa souber preparar uma refeição equilibrada, composta de carnes magras, vegetais e pouco carboidrato, sendo estes integrais. Um comportamento bastante comum para quem tem o hábito de não jantar é ficar beliscando, ou seja, trocam uma refeição, que poderia ser completa, por torradas, excesso de frutas, lanches, salgadinhos, etc. Isso sim engorda.
4. Comer carboidrato depois das 18h engorda
Sim! Se a pessoa optar por carboidratos simples, como pães e massas, em excesso. Esse comportamento promove aumento de peso.
Não! Se a pessoa optar por carboidratos de baixo índice glicêmico, como integrais, batata doce, mandioca, nas quantidades adequadas.
5. Chá verde ajuda a queimar caloria
Verdade. O chá verde tem na composição cafeína, que aumenta o metabolismo e promove quebra de gordura. Deve ser consumido durante o dia. Dica: é melhor fazer a infusão da erva do que comprar a bebida industrializada pronta. Consuma quatro xícaras por dia.
6. Refrigerante diet está liberado para quem quer perder peso
Mito. O refrigerante não é indicado em nenhum caso por não conter substâncias benéficas para o corpo. Além disso, existe um estudo que diz que os açúcares falsos na bebida são mais doces que o açúcar de verdade e enganam o cérebro, que pensa que o açúcar real está a caminho. Quando as calorias não chegam, aciona um efeito cascata de sinais que interfere nos níveis de fome, saciedade e açúcar no sangue.
7. Fazer aeróbico em jejum acentua a perda de peso
Mito. Comer antes de treinar ajuda a fornecer energia para realizar atividade física sem fadiga. Se a pessoa não se alimenta antes do exercício, a massa muscular passa a ser usada como energia, o que significa que ela até pode perder gordura, mas vai perder massa magra também.
8. Mastigar os alimentos mais de 30 vezes em cada garfada ajuda a controlar o peso
Verdade. Quanto mais tempo você passar mastigando os alimentos, menos calorias você vai ingerir. Um estudo constatou que as pessoas que mastigavam cerca de 40 vezes cada garfada comeram 12% menos do que aqueles que mastigavam apenas 15 vezes. Este resultado significa que quanto mais rápido você come, mais quantidade de alimentos vai consumir. A explicação para isso é que o organismo demora 20 minutos após o início da refeição para sinalizar que está satisfeito. Como a mastigação é a primeira etapa da digestão, é importante triturar bem os alimentos para que ocorra a absorção correta dos nutrientes e produza a sensação de saciedade. E lembre-se, o estômago não tem dentes para triturar os alimentos, portanto, mastigue-os bem antes de engolir.
9. Beber mais de 2 litros de água por dia ajuda a emagrecer
Verdade. A água ajuda a equilibrar o corpo, eliminar toxinas e evita retenção de líquido.
10. Pular refeições, como o café da manhã, ajuda a emagrecer
Mito. A exclusão do café da manhã (ou de qualquer outra refeição) faz com que a pessoa fique com muita fome durante o dia e tenha descontrole na velocidade de comer, na quantidade e qualidade da alimentação, optando por comidas mais calóricas, como frituras, alimentos açucarados e gordurosos. Estudos recentes relacionam a exclusão do café da manhã com o aumento do IMC (índice de Massa Corpórea).