Comissão de municípios sem asfalto realiza audiência em Brasília

151

Em Brasília nesta quarta-feira (7), o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Dudu Freire, e o presidente da Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, reuniram-se com o coordenador da Bancada Gaúcha, o deputado federal Giovani Cherini. O encontro teve como pauta a busca de uma emenda parlamentar para finalizar as obras de acesso asfáltico que atinge 57 municípios gaúchos. Participaram também da mesa os deputados estaduais Eduardo Loureiro e Ernani Polo.

Durante a reunião, realizada na Câmara dos Deputados, o presidente entregou um ofício solicitando a intervenção e mobilização do deputado Cherini junto à Bancada Gaúcha. Segundo o presidente Dudu Freire, a busca da ajuda se dá pela grande influência política do deputado federal, mas, principalmente, pela necessidade de contemplar os municípios que ainda não receberam pavimentação. “Nossa intenção é ter um diálogo e montar uma estratégia para que possamos ter um recurso e sermos contemplados nessa emenda de bancada referente aos acessos asfálticos”, explicou Dudu Freire durante o encontro. “Essa é uma situação que afeta diversas comunidades e, inclusive, o progresso do Estado do Rio Grande do Sul como um todo. Precisamos tratar com prioridade absoluta o atendimento desse pleito”, justificou.

Na ocasião, o presidente da Famurs também apresentou a Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico, presidida pelo prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. Segundo o presidente Dudu Freire, o intuito da comissão é formar uma rede com a Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar em defesa dos municípios sem acesso asfáltico, para que sejam definidos critérios de execução dos 58 trechos que estão com obras não iniciadas, paralisadas ou concluídas parcialmente.

Em sua fala, o presidente da Comissão, Marcelo Arruda, salientou a articulação da Bancada, em parceria com o governo do Estado, para aquisição de máquinas e ações voltadas para área de segurança pública. Contudo, o prefeito não deixou de priorizar que é necessário ajuda dos deputados federais para conclusão das obras de pavimentação. “A gente sabe que no RS a dificuldade financeira é grande. A curto prazo não vai se resolver todas as demandas, por mais que o Estado esteja comprometido e saiba dessa prioridade”, destacou.

O deputado Cherini recebeu a reivindicação e se comprometeu em pautar o tema com os demais membros da Bancada. “Nós tivemos uma bela reunião, vou levar isso para bancada e tem grandes chances de nós aprovarmos” afirmou. “Parabéns prefeito Dudu e deputados por trazerem um tema tão importante para o Rio Grande do Sul”, salientou Cherini.

Ficou acordado que uma reunião será realizada em Porto Alegre, ainda com data a ser definida, para tratar sobre o assunto. O encontro na capital tem por objetivo facilitar a presença de demais autoridades, como deputados estaduais e prefeitos que serão beneficiados com os recursos da emenda para pavimentação.

O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, já esteve em Brasília, reunido com deputados federais da bancada gaúcha, para tratar da liberação de R$ 342 milhões destinados à pavimentação de acessos municipais no Estado. De acordo com Costella, os recursos das emendas parlamentares devem priorizar 33 ligações asfálticas em diferentes regiões gaúchas. A meta é atender rodovias que estão próximas de serem concluídas.