Confirmado o quarto caso suspeito de dengue em Erechim

277

Foi confirmada no fim da manhã desta segunda-feira, 01, mais uma suspeita de dengue em Erechim. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Aldo Diligenti, com esse já são quatro casos que estão sob investigação e um já foi confirmado.

A nova suspeita é de um morador que reside na área central da cidade. Nesta tarde agentes da Vigilância Ambiental estarão trabalhando na delimitação de área para verificar a existência de focos do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da doença. “Nós estamos fazendo a nossa parte. Sempre que uma nova suspeita aparece tomamos as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde. É feita a delimitação de focos numa área de pelo menos 300 metros dos locais em que há suspeitas. Se achamos focos, eles são imediatamente eliminados. Vale destacar que é muito importante que a comunidade também faça a sua parte. É preciso atuar com rapidez para evitar o acumulo de água e o surgimento de novos criadouros”

Outras suspeitas

Os outros casos suspeitos da doença estão localizados no bairro Aldo Arioli e no bairro Rio Tigre, onde a VISA também já confirmou um caso de dengue autóctone (doença contraída dentro do estado). Trata-se de uma moradora, de 26 anos, que não teria viajado nos últimos meses.

Aldo Diligenti salienta que é importante separar casos confirmados de casos suspeitos. De acordo com o coordenador, Erechim confirmou um caso da doença e quatro casos suspeitos em que já foram coletadas amostras de sangue que foram encaminhados para o laboratório do estado para confirmação ou não da doença.

Medidas de prevenção contra o mosquito

Para evitar que o mosquito apareça é preciso seguir algumas medidas:

– Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

– Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

– Guardar pneus sob abrigos;

– Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

– Manter lixeiras fechadas;

– Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Os principais sintomas da dengue

– Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;

– Dores musculares intensas;

– Dor ao movimentar os olhos;

– Mal-estar;

– Falta de apetite;

– Dor de cabeça;

– Manchas vermelhas no corpo;

– Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).