A Polícia Militar atendeu ocorrência de tentativa de homicídio por disparo de arma de fogo na rua Coronel Freitas, bairro Efapi em Chapecó. Durante o deslocamento, a guarnição foi informada que o SAMU estava levando uma criança alvejada por arma de fogo para o Hospital Regional do Oeste. O fato foi registrado às 22h40 da segunda-feira, 15.
Segundo uma testemunha, crianças estavam jogando futebol entre amigos e, após o jogo, pararam em frente a uma empresa enquanto esperavam um amigo que tinha ido buscar um casaco no campo. Nesse momento, um homem de 33 anos, saiu até o portão e ordenou que saíssem do local. Uma das crianças respondeu que estavam apenas conversando e esperando um amigo. O homem então sacou uma pistola e disparou, atingindo a perna de uma das crianças, de 11 anos.
Ao chegar no estabelecimento do suspeito, a guarnição verificou que o portão estava aberto. Após insistência, foi possível fazer contato com o suspeito, que de imediato relatou ter efetuado um disparo, mas sem a intenção de acertar a criança. Em buscas na residência, foi localizada uma pistola calibre 9mm carregada e dois carregadores sobressalentes atrás do sofá. Além disso, foram encontradas uma carabina calibre 12 de fabricação estrangeira e diversas munições, totalizando 87 munições de 9mm e 57 munições de calibre 12.
Testemunhas, o autor, armas, munições e o projétil, que foi localizado na roupa da vítima durante o atendimento hospitalar, foram conduzidos à CPP para os procedimentos cabíveis. Ressalta-se que o projétil transfixou a perna da vítima, que foi socorrida e se encontra no Hospital Regional em estado estável, sem riscos ao final da ocorrência.
O autor dos fatos não apresentou registros físicos do armamento para a guarnição, mas na delegacia enviou eletronicamente documentos que supostamente confirmam que as armas estavam regularmente registradas e que ele é um Colecionador, Atirador e Caçador (CAC).