Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes) da Assembleia Legislativa afirma que o projeto é uma obra social histórica para o município
O município de Severiano de Almeida poderá contar com uma unidade da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O alinhamento da proposta foi discutido na última sexta-feira (14), em reunião realizada na Casa do Idoso do município localizado na região do Alto Uruguai. O encontro coordenado pelo deputado Paparico Bacchi (PL), contou com a presença do prefeito Milto Vendruscolo e do presidente da Federação das Apaes (Feapaes-RS) Afonso Tochetto.
Em seu pronunciamento, Paparico Bacchi anunciou que a causa das Apaes é uma das prioridades do seu mandato. Na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Apaes (Freapaes) da Assembleia Legislativa, Paparico Bacchi reiterou que está disposto a fortalecer as entidades assistenciais já existentes e contribuir para a criação de novas unidades no Rio Grande do Sul. O parlamentar também parabenizou o município pela disposição em criar uma unidade da Apae.
“Como pai de uma criança especial posso afirmar que a fundação da Apae será uma obra social que ficará na história de Severiano de Almeida e região”, pontuou o deputado.
União da comunidade
O presidente da Feapaes-RS, acompanhado da equipe técnica, apresentou as diretrizes para fundação da entidade. Afonso Tochetto afirmou que o envolvimento do poder público e da comunidade demonstra que o objetivo de melhorar as condições de vida do portador de deficiência intelectual e múltipla, terá êxito e apoia da federação estadual das Apaes.
No final do encontro foi constituída uma comissão provisória que ficou responsável pelo levantamento das necessidades locais e regionais. O trabalho de diagnóstico será acompanhado pela equipe técnica da Feapaes-RS e apoio institucional da Freapaes e poderá beneficiar os municípios de Mariano Moro e Três Arroios.