O DetranRS começa a emitir, nesta quinta-feira (9), as segundas vias gratuitas da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condutores que perderam o documento devido à enchente em Barra do Rio Azul, região do Alto Uruguai.
O serviço está sendo oferecido em um posto de atendimento instalado no prédio da prefeitura (rua das Rosas, 268) e com o apoio do centro de formação de condutores de Aratiba. O atendimento para a entrega da CNH será realizado às terças e sextas-feiras, das 13h às 17h.
Para ter direito à gratuidade é preciso que o condutor tenha feito a habilitação ou renovação no município de Barra do Rio Azul, que declarou estado de emergência em decorrência das chuvas intensas da última semana. O condutor será identificado por meio de biometria facial.
A gratuidade da CNH é uma forma de auxiliar as famílias que passaram por perdas devido às enchentes, da mesma maneira que ocorreu no Vale do Taquari em setembro e outubro. Naquela ocasião, foram emitidos 174 documentos ao longo de 45 dias.
“Dentro das nossas competências, estamos atentos às necessidades e vamos atuar, junto com o governo do Estado e os nossos credenciados, para atender as pessoas e ajudar na reconstrução das cidades atingidas pelos eventos climáticos extremos”, ressaltou o diretor-geral do DetranRS, Mauro Caobelli.
Carteira Digital de Trânsito
Aqueles que não perderam o celular e estão com conexão à internet podem acessar a CNH pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O documento digital tem a mesma validade jurídica do documento físico e é baixado gratuitamente.