Diocese de Erexim inicia a novena de preparação de sua 67ª Romaria de Fátima

208
SONY DSC

A partir da Campanha da Fraternidade deste ano sobre a superação da violência e do Ano Nacional do Laicato, o tema da novena e da Romaria é: “Cristãos leigos e leigas, como Maria, a serviço da vida e da paz”. O lema é: “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo”, o mesmo do Ano do Laicato.

Em vista da temática, leigos e leigas de setores da sociedade civil terão participação especial em algum dia da novena. Assim, dia 06, sábado, os jovens; dia 07, domingo, trabalhadores e empreendedores; dia 08, segunda-feira, profissionais da saúde; dia 09, terça-feira, educadores; dia 10, quarta-feira, profissionais da segurança; dia 11, quinta-feira, as famílias; dia 12, sexta-feira, as comunidades.

Neste primeiro dia da novena o enfoque é o tema geral da novena. O terço e a missa das 14h serão presididos pelo Pe. Moacir Noskoski, Pároco de Erval Grande, com a animação das Zeladoras das capelinhas, das quais é o assistente diocesano. A missa das 20h terá a presidência do Pe. Giovani Momo, assistente do Curso do Propedêutico e animação da equipe do Santuário.

A partir desta sexta-feira, as confissões na novena de Fátima e de agora em diante serão realizadas na Capela da Reconciliação, última etapa do projeto de revitalização do Santuário. Ela foi construída no pátio interno do Seminário, com acesso pelo Santuário. Conta com espaço para a oração, 10 confessionários e sala das promessas. No dia da Romaria, terá a bênção e a inauguração oficial. Durante a novena haverá confissões das 14h até às 22h.

Bandeiras do Vaticano, do Brasil e dos Municípios na esplanada do Santuário: Com data de 20 de agosto passado, Dom José dirigiu ofício aos prefeitos dos municípios da abrangência da Diocese de Erexim solicitando uma bandeira para ser colocada na esplanada do Santuário durante a novena e a Romaria, expressando a dimensão regional deste evento, a partir deste ano do centenário do Município de Erechim e das celebrações do ano do centenário da Paróquia da Catedral São José. Elas já foram colocadas. No pórtico de entrada, foram colocadas as bandeiras do Vaticano, do Brasil, do Estado e do Município de Erechim.

Atividades para as crianças: todas as noites, a partir das 19h, na sala atrás do Santuário, momentos de oração, vídeos, cantos e dinâmicas próprias para elas; romaria da criança: sábado, dia 13, às 09h, com procissão da Praça Jayme Lago (Bombeiros) ao Santuário e missa. O enfoque da romaria da criança é: “Crianças, amigas da vida e da paz”. Pede-se às crianças levar brinquedo e roupa de crianças, especialmente fraldas.