Até sexta-feira, no Centro de Eventos de Aparecida, SP, está em andamento do 18º Encontro Nacional de Presbíteros com mais de 500 participantes representantes das Arquidioceses e Dioceses do Brasil. Padres Dirceu Balestrin, diretor da Rádio Aratiba e Pároco da Paróquia São Tiago de Aratiba e João Zappani representam a Diocese de Erexim no Evento.
Um momento forte de comunhão e oração dos padres do Brasil
Depois de um hiato de 4 anos, devido à pandemia, enfim os Presbíteros do Brasil estão reunidos em Aparecida do Norte para seu Encontro Nacional.
O Encontro Nacional de Presbíteros já é uma tradição da história dos padres do Brasil. Este é o 18° Encontro Nacional que já foi sediado em alguns lugares, como Itaici e que, atualmente, acontece sempre na Cidade de Maria – Aparecida, SP.
O Encontro deste ano tem como tema “Presbíteros: Comunhão e Missão” e como lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). Dois são os seus assessores: Padre Rosimar Dias, Doutor em Psicologia e Dom Joel Portella Amado, Secretário Geral da CNBB.
Padre Rosimar apresentou análise da situação emocional e psíquica dos padres, em especial neste tempo pós-pandemia. Já Dom Joel nos conduz ao cerne do tema, aprofundando a missão do padre nos dias de hoje, num cenário plural que é cheio de possibilidades, tanto boas quanto ruins. A comunhão entre os padres também será trabalhada; a importância do encontro, da partilha e do senso de gratuidade.
Os Encontros Nacionais de Presbíteros são uma excelente oportunidade para três grandes riquezas:
· Um momento formativo que responde à necessidade da formação permanente do clero;
· Um momento para fomentar a comunhão, a partilha e a fraternidade sacerdotal;
· Um momento para conhecer as diversas realidades da Igreja no Brasil.
O 18° Encontro Nacional de Presbíteros acontece de 9 a 14 de maio e reúne nesta edição 540 padres que representam todos os 19 Regionais da CNBB. Bispos referenciais que trabalham com a Pastoral Presbiteral também estão presentes, assim como representantes de alguns organismos da ação pastoral da nossa Igreja como a CRB (Comissão dos Religiosos do Brasil), a CND (Comissão Nacional dos Diáconos) e a ANPB (Associação Nacional dos Padres do Brasil).
Uma importante intervenção acontecerá também no Encontro, que será a fala do Núncio Apostólico no Brasil, trazendo a palavra do Papa Francisco e aquilo que a Igreja espera da missão e da vida dos padres.
Em comunhão com todos os padres do Brasil, querendo enfrentar todos os desafios de caráter estrutural ou não, neste contexto de mudanças e crises, mas também de conquistas e vitórias, queremos rezar, refletir e nos unir para a superação dos males e contribuir, ainda que de maneira humilde, para o bem do ministério de cada presbítero.
Que o Cristo Bom Pastor, Ressuscitado de entre os mortos e a Virgem Mãe Aparecida abençoem os presbíteros do nosso Brasil e todos os seus sonhos e projetos!