Uma pesquisa inovadora e pioneira no Brasil, desenvolvida por docentes pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL) da URI Erechim, obteve aprovação do projeto “Detecção e Monitoramento de Pragas Agrícolas, baseadas em semioquímicos utilizando sensores de gases” junto à FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul), por meio do edital INOVA AGRO.
A aprovação aconteceu em novembro deste ano, vai receber um incentivo de R$ 350 mil para a continuação e o aperfeiçoamento do trabalho que dará grande contribuição ao agronegócio gaúcho.
O projeto, coordenado pela professora Dra. Juliana Steffens, visa aplicar métodos sustentáveis com alta tecnologia embarcada utilizando nanosensores de cantilever e nariz eletrônico portátil para a detecção de semioquímicos, monitoramento e controle de pragas em culturas agrícolas.
Este projeto demonstra alto grau de inovação da tecnologia desenvolvida. O grupo já vem desenvolvendo pesquisas relacionadas a este tema, com diversas publicações internacionais de alto nível de impacto.