32 C
Aratiba
domingo, 24/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiDom Adimir ordena primeiros dois diáconos permanentes de oito candidatos na Diocese...

Dom Adimir ordena primeiros dois diáconos permanentes de oito candidatos na Diocese de Erexim

Em missa às 19h desta sexta-feira, 22, semana de Páscoa, na igreja São Pedro da sede da Paróquia São Pedro de Erechim, Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo diocesano, ordenou diáconos permanentes os ministros Leitor e Acólito Fabrício Fernando Ferrari e Jandir Alberto Casagrande.

A missa foi concelebrada por 14 padres, com a participação de 8 diáconos permanentes, familiares e amigos dos ordenados, diversos ministros e ministras, com a orientação da cerimônia do Pe. Lucas Stein, Vice-reitor do Seminário e Santuário N. Sra. de Fátima.

No final da celebração foi lida e assinada ata da cerimônia. Após a mesma, houve jantar de confraternização no salão paroquial.

Reflexão do Bispo

Na homilia, na saudação inicial, Dom Adimir deu destaque às esposas e familiares dos dois ordenandos. Ressaltou aspectos das leituras e do evangelho, a instituição dos primeiros diáconos na Igreja e a dimensão do amor na vida cristã. Explicitou o lema de cada um. Fabrício, “Ai de mim se não pregar o Evangelho” (1Cor 9,16). Jandir, “Eis que venho, Senhor, com alegria faço a tua vontade” (Sl 40,8-9). Exortou a ambos a viverem o ministério a exemplo dos primeiros diáconos da Igreja e citou as funções próprias que lhes cabe exercer, com a força do Espírito Santo, ajudar o Bispo e o presbitério, proclamar o Evangelho, servir a comunhão eucarística, instruir o povo na sagrada doutrina, administrar o batismo, assistir e abençoar matrimônios, levar a comunhão aos agonizantes e oficiar as exéquias. Recomendou-lhes vida de oração profunda e intima com o Senhor, com eucaristia diária, a fim de que os frutos do seu ministério sejam reflexos de seu ser e seu falar de Cristo, a expressão do seu falar com Ele. (adiante, íntegra da homilia).

Manifestações no final da celebração

– Otília Loss, pela comunidade e conselho comunitário: Deus agraciou a comunidade e a Diocese com o dom de dois novos diáconos permanentes. Ressaltou a participação de ambos na vida paroquial e características de cada um. Assegurou-lhes a acolhida como diáconos permanentes e a disposição de colaborar em seu ministério. Manifestou gratidão às esposas e familiares, destacando que é na família que nascem todas as vocações.

– Diácono Vicente Colla, da Paróquia São Caetano de Severiano de Almeida, pelos diáconos permanentes. Disse que a Diocese estava em festa pelo dom de dois novos diáconos. Destacou a missão característica do diácono permanente, o serviço da caridade. Manifestou acolhida fraterna e alegre dos dois na família diaconal e registrou os 16 anos de ordenação do Diácono Pascoal Pozza, da Catedral, justamente naquele dia e o jubileu de ouro de ministério do Diácono Natalino Parmegiani de Campinas do Sul.

– Diácono Fabrício Ferrari: agradeceu o apoio, a oração e o incentivo em sua caminhada de serviço na comunidade e de sua formação em vista da ordenação. Expressou disposição de transmitir o que recebeu e de estar pronto para ouvir e servir a todos.

– Diácono Jandir Casagrande: Expressou agradecimentos a diversas pessoas, ressaltando o Pe. Tranquilo Manfrói dos Pobres Servos da Divina Providência, trabalhando, atualmente, no Paraguai, com que fez o curso de filosofia no Seminário da Congregação, bem como o Pe. Tiago Wolmann, de Nonoai, onde ele viveu alguns anos. Lembrou com emoção os pais e os padrinhos de batismo, já falecidos. Observou que o difícil não é amar, mas doar-se e que deseja representar bem o Cristo servo no serviço da caridade.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments