Neste último dia e domingo do mês de julho, quando o Papa Francisco encerrou a Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, Polônia, Dom José presidiu hora anual de comunhão diocesana na Catedral São José, em Erechim, com transmissão pela Rádio Aratiba, para toda a região, em comemoração ao aniversário de instalação da Diocese e abertura do mês vocacional.
Os cantos tiveram a animação do coral N. Sra. de Fátima, regido pelo Pe. José Carlos Sala. Participaram da celebração o pároco da Catedral, Pe. Alvise Follador, o Vigário Geral da Diocese, Pe. Dirceu Balestrin, o coordenador da Pastoral Vocacional, Pe. Giovani Momo, o assessor de comunicação e redator de subsídios litúrgicos, Pe. Antonio Valentini Neto e o diácono Pascoal Pozza.
Em sua mensagem aos diocesanos, Dom José, que completa 4 anos de ordenação episcopal quarta-feira, caracterizou o momento como de ação de graças pelos 45 anos da Diocese e pelo 13º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, recentemente publicado. Depois, referiu-se ao mês vocacional e seu tema e lema: Anunciar com alegria a Misericórdia é nossa missão. Em vista do tema Misericórdia, referiu-se à Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, onde teve início a devoção à Divina Misericórdia. Depois, ressaltou que o anúncio da Misericórdia é compromisso de todo batizado, mas de modo especial dos consagrados e ministros ordenados. Por isso, exortou a todos “a não deixar de rezar pelas vocações, por todas as vocações, a começar pela vocação ao matrimônio, porque a família é o berço de todas as vocações”.
Concluiu sua reflexão invocando a bênção sobre toda a diocese, as famílias e comunidades com seus agentes, discípulos missionários de Cristo.