Erechim centenária – Cidade chega aos 100 anos marcada por uma história de superações

1003

O Município de Erechim completa 100 anos de emancipação nesta segunda-feira, dia 30 de abril. Inicialmente tendo como território praticamente todo Alto Uruguai, que com o passar do tempo foi sendo desmembrado em outros municípios, Erechim é a cidade polo da região e conhecida como Capital da Amizade.

Essa história teve fases de amplo desenvolvimento, sendo um dos municípios que mais crescia no Estado, tendo figurado com destaque na produção de suínos, milho e trigo. Teve ainda, na década de 60, o segundo aeroporto mais movimentado do Estado.

Cem anos depois de sua fundação, a estrada de ferro que motivou a fixação de muitas famílias de pioneiros não está mais ativa. As ligações rodoviárias com outros municípios ou não existem a contento ou estão mal conservadas, e o aeroporto não opera mais com voos regulares.

O Município cresceu, se desenvolveu, se modernizou. Hoje é reconhecido como um polo industrial, comercial e de serviços. Tem na educação lugar de destaque, e continua escrevendo sua história com o empenho e determinação de um povo formado por diversas etnias, mas com o objetivo único e constante de crescer através do trabalho.

Assim Erechim chega ao centenário. Madura em diversos aspectos, mas ainda engatinhando em outros tantos.