As obras de ampliação e melhorias da central de britagem em Erechim avançam, assim como, a construção das bases para instalação da nova usina de asfalto quente. Os investimentos realizados pela prefeitura erechinense, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, são superiores a R$ 4,5 milhões.
O secretário Mario Rossi, explica que a instalação das novas esteiras e a construção da parte civil da usina asfáltica estão indo bem: “o túnel de transporte já foi finalizado e a equipe está concluindo a montagem das seis esteiras transportadoras, que dão uma ideia da ampliação da nova estrutura da Central de Britagem”, afirma.
Com estes novos equipamentos, como o britador VSI, explica o secretário, vai-se moer o cascalho por impacto, produzindo dois novos tipos de materiais, mais finos e granulometrias diferentes, mais homogêneos e menores, e, também melhores, para usinagem do asfalto quente (CBUQ).
De acordo com o secretário, Mario Rossi, toda esta reestruturação faz parte da modernização do setor de obras do município. “Vamos conseguir produzir cerca de 60 toneladas por hora de massa asfáltica, um material de alta qualidade e durabilidade, que vai reduzir custos de manutenção das ruas do município”, disse.
A Central de Britagem e a nova usina de asfalto quente ficam localizadas na Linha São João Giaretta, às margens da rodovia BR 153 (Transbrasiliana). Essa modernização do setor de obras faz parte do maior plano de investimentos da história do município: o Investe + Erechim.