18 C
Aratiba
segunda-feira, 25/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiEstiagem afeta a agricultura do Alto Uruguai

Estiagem afeta a agricultura do Alto Uruguai

A falta de chuvas continua prejudicando as safras Gaúchas

A região do Alto Uruguai Gaúcho vem enfrentando um deficit hídrico há cerca de quatro anos, principalmente nos municípios que circulam o Vale do Rio Uruguai. A falta de chuvas continua prejudicando as safras Gaúchas. O período mais crítico foi entre 18 de novembro a 22 de dezembro de 2022, em que não houve nenhuma chuva na região.

De acordo com o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS, Luiz Ângelo Poletto, a safra de milho é a mais prejudicada. “O déficit hídrico é de aproximadamente 300 mm, as perdas são de aproximadamente 40%. Nós tínhamos a previsão de colher 150 sacos por hectare e hoje a média deverá ficar em torno de 100 a 110, talvez até menos. O que representa uma perda de R$ 200 milhões”, comenta.

A falta de chuvas também atinge as pastagens para alimentar o gado e as propriedades rurais, além disso, já preocupa as perdas no plantio da soja.

Os municípios da região estão se reunindo pois as perdas são significativas, principalmente nos municípios de Campinas do Sul, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Jacutinga, Benjamin Constant do Sul, Erval Grande, Barra do Rio Azul, Itatiba do Sul, Aratiba, Barão de Cotegipe, Marcelino Ramos, Severiano de Almeida e Mariano Moro”, complementa..

A expectativa é que esse ano a região passe pelo fenômeno El Niño. “Isso é quando ocorre um aquecimento das águas do Oceano Pacífico com a ocorrência de mais chuvas, superando os últimos quatro anos, sendo assim, contribuindo com perdas na safra” finaliza.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments