Falece Pe. Luiz Warken

723

Com um histórico de diversos tratamentos de saúde, intensificados ultimamente – diabetes, problemas circulatórios, isquemia, trombose na perna direita e no abdômen, depois de mais de seis meses no Residencial Madre Bernarda e Hospital Santa Isabel de Gaurama e seis dias na Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital de Caridade de Erechim, Pe. Luiz Warken faleceu nesta quinta-feira, 08 de agosto, pelas 22h45.

Neste mês vocacional de agosto para a Igreja Católica no Brasil no qual se contempla a vocação fundamental à vida e à santidade em vocação específica, Pe. Luiz foi chamado por Deus para passar deste mundo para a eternidade.

Presbítero da Igreja por mais de 40 anos, celebrando os mistérios da fé com o povo peregrino na Sagrada Liturgia nos diversos lugares em que exerceu o ministério sacerdotal, Pe. Luiz possa agora participar da Liturgia Celeste com os que já se encontram na casa do Pai. Unido mais intimamente à Paixão de Cristo por seus problemas de saúde, participe também de sua gloriosa ressurreição.

Recomendo a oração em sufrágio do Pe. Luiz a todos os diocesanos, especialmente aos das Paróquias nas quais ele trabalhou como Pároco ou Vigário Paroquial. Que ele seja incluído nas intenções das missas e celebrações da Palavra em nossa diocese nos próximos dias, de modo particular no do sétimo de seu falecimento.

O falecimento do Pe. Luiz no mês vocacional seja motivo especial de oração constante e confiante pelas vocações sacerdotais a fim de que a Diocese possa ter os padres de que necessita e que é frequentemente solicitada a enviar a regiões missionárias do nosso Brasil.

O corpo do Pe. Luiz será velado na Catedral São José até às 09h30 desta sexta-feira, 09 de agosto, quando haverá missa de corpo presente. Em seguida, o corpo será transladado para a igreja São Pedro de Sede Dourado, onde será velado e onde também haverá missa de corpo presente às 16h, seguindo-se sepultamento no cemitério local, conforme ele havia solicitado, por ser natural daquela Paróquia.

Agradeço profundamente a todos os que o acompanharam em sua enfermidade onde se encontrava e nos hospitais, especialmente nos seis meses no Hospital Santa Isabel e Residencial Madre Bernarda de Gaurama.

Pe. Luiz nasceu no dia 20 de março de1948, em Aratiba. É filho de Ignácio Seno Warken e Maria Teresa Warken.

Cursou da terceira a quinta série do antigo primário no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Tapera; fez o então curso ginasial no Seminário N. Sra. de Fátima de Erechim; o segundo grau no Colégio Estadual Professor Mantovani de Erechim, mas residindo no Seminário de Fátima. Fez Filosofia no Seminário Maior de Viamão e a Teologia na PUC de Porto Alegre. Já como padre, fez Pós-graduação em Psicopedagogia da Educação no Seminário Maior de Viamão.

Foi ordenado padre no dia primeiro de janeiro de1977, na igreja São Pedro, de Sede Dourado.

Exerceu as seguintes funções:

– Vigário paroquial da Paróquia São Caetano de Severiano de Almeida, em 1977:

– Diretor espiritual do Seminário e capelão do Santuário N. Sra. de Fátima em 1978 e 1979:

– Diretor e Administrador do Patronato Agrícola São José – Erechim e Vigário Paroquial da Catedral São José – Erechim, de 1980 a 1982;

– Reitor do Seminário de Fátima e Diretor da Escola Diocesana de Servidores d Comunidades de 1983 a 1986;

– Pároco de Severiano de Almeida e Administrador da paróquia de Mariano Moro em 1987;

– Formador dos estudantes de teologia em Passo Fundo, período em que auxiliou nos finais de semana as paróquias de Getúlio Vargas e de Estação, em 1988 e 1989;

– Pároco da Catedral São José – Erechim de 1990 a 1997;

– Pároco da Paróquia São Cristóvão – Erechim em 1998 e 1999;

– Pároco da Paróquia N. Sª. da Salete – Três Vendas – Erechim, de 2000 a 2007;

– Pároco de Gaurama, de 2008 a 2012;

– Vigário Paroquial em Barão de Cotegipe, de 15/02 2013 a 30/01/2014;

– Vigário Paroquial em Jacutinga, de fevereiro de 2014 a setembro de 2017;

– Em outubro de 2017 passou a residir na Cúria Diocesana, sem atividades pastorais, para tratamento de saúde.

Outras atividades:

Representante dos Presbíteros da Diocese de Erexim na Comissão Regional do Clero de 1983 a 1986. Atuou também na Escola de Servidores e no Movimento Familiar Cristão.