O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, formalizou um pedido junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para celeridade na conclusão do concurso público destinado à contratação de tabeliães, especialmente para o cargo de registro de imóveis. A solicitação foi realizada por meio de ofício ao presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto.
Em encontro realizado na manhã da última sexta-feira (17/01), o juiz-corregedor Lumertz recebeu o pedido da entidade e informou que a audiência de escolha dos registros e tabelionatos está agendada para o dia 12 de março e após, no prazo de até 60 dias, estarão empossados os novos registrados e tabeliães.
O pedido da Famurs levou em consideração o impacto que a falta de profissionais qualificados em serviços notariais e registrais tem causado nos municípios gaúchos, em especial em iniciativas que envolvam a regularização fundiária e o atendimento às demandas da população. O documento solicitou uma atenção especial para conclusão do processo de contratação, com objetivo de sanar entraves existentes e possibilitar a plena operacionalização dos tabelionatos.
Conforme apresentado pelo presidente Arruda, o chamamento de tabeliães promove mais agilidade a esta importante área, envolvendo investimento no setor, como é o caso de Erechim, que passará a ter dois registros de imóveis. “Os registros de imóveis e tabelionatos são fundamentais para o desenvolvimento das cidades e a celeridade na prestação de serviços a comunidade. A Famurs irá acompanhar a finalização do concurso, atualizando os municípios que contarão com os novos concursados”, destacou.