A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) manifesta solidariedade e apoio aos municípios e à população de Santa Catarina, afetados por um intenso temporal na última quinta-feira (16/01). O desastre climático já resultou no decreto de situação de emergência em dez cidades – Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José e Palhoça. De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, foram registrados 781 desabrigados e 104 desalojados.
O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, em nome dos 497 municípios gaúchos, coloca a entidade à disposição dos gestores catarinenses e da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) para auxílio técnico no que for necessário e para mobilização de doações. “Recebemos imenso apoio de Santa Catarina quando o Rio Grande do Sul enfrentou as enchentes de maio. Agora é a nossa vez de sermos solidários e ajudar nosso estado vizinho a enfrentar este momento tão difícil”, afirmou.
O presidente da Famurs também reforça a orientação à população, para que sigam as instruções das autoridades locais e que se mantenham informadas, através dos canais oficiais, sobre os desdobramentos da situação.