20.2 C
Aratiba
quinta-feira, 21/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralFamurs visita infraestrutura de controle enchentes na “Catedral Subterrânea” de Saitama, no...

Famurs visita infraestrutura de controle enchentes na “Catedral Subterrânea” de Saitama, no Japão

As atividades da comitiva gaúcha na missão ao Japão de quarta-feira (20) contou com uma visita ao Metropolitan Area Outer Underground Discharge Channel, em Saitama, conhecido como a “Catedral Subterrânea”. O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, acompanhou a visita à estrutura, que é considerada um dos maiores e mais avançados sistemas de controle de enchentes do mundo, projetado para proteger a região metropolitana de Tóquio contra inundações causadas por tufões e chuvas intensas.

A visita incluiu uma apresentação técnica sobre o funcionamento do sistema, que conta com uma série de reservatórios, túneis e turbinas capazes de desviar e drenar grandes volumes de água, reduzindo significativamente os danos causados por enchentes.

“Esta sendo uma grande oportunidade para buscar conhecimento e ideias aqui no Japão, um país que sofre com problemas climáticos e também com grandes chuvas que trazem alagamentos. Desde 1993 investiram nessa obra para diminuir e mitigar os problemas de enchentes, principalmente na região metropolitana de Tóquio”, destacou o presidente Marcelo Arruda.

Construída entre 1993 e 2006, a estrutura possui 6,3 km de túneis localizados a 50 metros de profundidade e é capaz de armazenar e redirecionar cerca de 200 metros cúbicos de água por segundo. Durante a visita, foram apresentados dados que demonstram a eficácia do sistema: entre 2002 e 2020, a “Catedral Subterrânea” ajudou a evitar aproximadamente U$$ 1 bilhão em danos materiais.

Além do presidente Arruda e do governador Eduardo Leite, participaram das agendas, os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo); o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o presidente da invest.RS, Rafael Prikladnicki; o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito; e o líder do governo, Frederico Antunes.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments