A Fitarelli Máquinas Agrícolas está comemorando nesta terça-feira, 04 de abril, 70 anos de fundação. Sua história em Aratiba começou em 1953 com uma pequena empresa que aos poucos, com muito trabalho e dificuldades, foi se expandindo e hoje comercializa seus produtos em três continentes.
Após a união de três irmãos com o objetivo de produzir ferramentas que auxiliassem no plantio, surge a Fitarelli Máquinas Agrícolas. O principal produto na época era a plantadeira manual modelo “matraca” (que segue em produção), criada pelo pai dos fundadores da empresa. Alguns modelos de plantadeiras de tração animal também eram produzidos.
Fabricando produtos autênticos, após 50 anos localizada na Rua Luiz Loezer, sua sede administrativa transferiu-se para o distrito industrial de Aratiba em novas e ampliadas instalações, expandindo o quadro de funcionários, seu mercado, inclusive surgindo a oportunidade de exportação e dando continuidade a esta história de pioneirismo.
Conforme Ataídes Fitarelli, sócio proprietário, “foram recebidas várias autoridades do exterior para conhecer nossa produção e hoje nossas máquinas trabalham em 70 países além do Brasil, com disponibilidade de peças para reposição. Para o futuro, conforme o andamento da economia, a tendência é de crescimento” pontua Ataídes.
Representando a quarta geração familiar que administra a empresa juntamente com outros sócios, Thaise Fitarelli destaca que “é uma responsabilidade imensa dar continuidade a esta história, sempre melhorando, gerando emprego e renda com produtos que beneficiam os agricultores. Hoje produzimos mais de 30 modelos de plantadeiras que atendem os pequenos e médios produtores de todos os estados do Brasil, principalmente do Sul, além das exportações”.
O período pandêmico, segundo Thaise, não foi negativo para a empresa: “neste meio tempo o agronegócio passou por uma expansão e valorização, e consequentemente nos atingiu de forma positiva, pois itens para o plantio tiveram alta procura. Em um quadro geral, nossa indústria teve um aumento significativo neste período” pontua.
No cenário atual de exportações, os produtos chegam principalmente ao continente africano e na américa central. “Estamos em negociação com a Zâmbia, com o Equador e com a Bolívia. Nossos produtos são exportados conforme a demanda, portanto são vendidos a outros países a cada certo período” explica Thaise.
Tradicional e familiar, a Fitarelli Máquinas Agrícolas ainda guarda seus primeiros registros. Em uma antiga agenda muito bem conservada, para rememorar, Ataídes nos mostra o registro de época da primeira venda da empresa após o início da produção em larga escala datada em 06/07/1953 para Deivo e Irmãos Ltda da cidade de Bagé/RS.