Governo de Aratiba inicia programa de reforma de casas

230

O governo de Aratiba anunciou, nesta terça- feira (11), os nomes das famílias beneficiadas pelo Programa Aratiba Reforma, que vai promover a reforma, ampliação ou adaptação de moradias. A ação coloca em prática um programa criado ainda em 2009, mas que nunca foi implementado. A partir de maio deste ano, foram definidos os critérios de seleção das famílias. O Programa dá preferência para as que têm renda familiar de até três salários mínimos, leva em conta o numero de filhos ou dependentes, a presença de pessoas idosas ou com necessidades especiais, entre outros. As mulheres chefe de família terão pontuação adicional na classificação.

A partir do anúncio dos selecionados, o Departamento de Habitação fará o levantamento das melhorias necessárias e dos recursos que terão que ser destinados para o programa. Após o anuncio das famílias selecionadas, o prefeito, Guilherme Granzotto falou sobre a importância do programa dentro da filosofia do governo, de construir uma Aratiba para todos. “Os dados apontam que 26% das famílias de Aratiba possuem renda familiar per capita de menos de meio salário mínimo e isso representa um grande problema de distribuição de renda no Município; é para estas famílias que estamos direcionando nossos esforços, acabando com uma espera que já dura dez anos”, disse Granzotto.

Além das reformas, está em andamento a implantação do primeiro loteamento social do Município. Uma área de 73 mil metros quadrados foi desapropriada para a implantação de cerca de 180 lotes urbanizados. Os terrenos serão repassados a preços subsidiados para as famílias e as casas devem ser construídas através do programa Minha Casa, Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.