Governo do RS classifica regiões de Lajeado e Passo Fundo com risco máximo para coronavírus

488

O governo do Estado finalizou, nesta quarta-feira (29), a classificação de risco por coronavírus em cada região do território gaúcho. As regiões de Lajeado, no Vale do Taquari, e Passo Fundo, no norte do RS, foram categorizadas com a bandeira vermelha — nível máximo de risco que contabiliza, entre outras variáveis, incidência e velocidade de proliferação do vírus, e ocupação de leitos de UTI.

As regiões de Porto Alegre (incluindo entorno de Canoas e de Novo Hamburgo), Caxias do Sul e Santa Maria foram classificadas com a bandeira laranja, o penúltimo grau de risco. Não há localidade do Rio Grande do Sul com nível verde, ou seja, sem risco por coronavírus.

Como as bandeiras são definidas a partir dos dados atualizados de incidência do vírus e dos leitos de UTI, essas classificações podem mudar até que o novo modelo do governo do Estado seja colocado em funcionamento. Na tarde desta quinta-feira (29), o governador Eduardo Leite vai apresentar os detalhes do novo modelo, em entrevista coletiva, no Palácio Piratini. Antes disso, ainda dialoga sobre o novo plano com prefeitos e setores econômicos.

Os protocolos que serão usados, em cada região, para cada setor produtivo, diante de cada nível de risco, ainda estão sendo definidos. Por conta desse detalhamento técnico, o novo modelo de distanciamento social deve ser implementado apenas na próxima semana.