Idosos de Aratiba prestigiam Torneio de Câmbio em Erechim

223

Na tarde desta segunda-feira (7), idosos de vários grupos do Município de Aratiba estiveram na cidade de Erechim, prestigiando o Torneio de Câmbio, realizado na Sede do Sesc.

A referida participação teve por finalidade monstrar aos idosos em que consiste esta atividade, assim como quais são suas regras e como realizá-la, considerando também os inúmeros benefícios que ela trás à saúde de seus praticantes.

Segundo a Coordenadora do Conselho Municipal de Desporto de Aratiba, professora Gabriela Berlatto, a prática de uma atividade física proporciona ao idoso a vontade de permanecer ativo na sociedade, o que é muito importante, devido ao aumento da expectativa de vida, proporcionando o convívio com outras pessoas e gerando um efeito de satisfação, prazer e alegria ao grupo.

“A prática do Câmbio especificamente trás benefícios como maior agilidade, raciocínio rápido, resistência, disposição, equilíbrio, movimento, diminuição das dores no corpo e do uso de medicamentos, também ocorre uma melhora na autoestima, diminui o estresse e proporciona um maior convívio social entre os idosos”, destaca a Coordenadora.

Na próxima segunda–feira (14), o grupo retornará à Sede Sesc Erechim para interagir e aprender as técnicas do jogo, afim de que o Câmbio passe a ser desenvolvido também com os grupos do Município.

O que é o Jogo do Agarrabol ou Câmbio
O jogo do Agarrabol ou Câmbio pode ser desenvolvido individualmente ou em equipe. O objetivo é lançar a bola para a quadra adversária para cair no chão dela. O jogador não deve deixar cair a bola no chão e, após agarrá-la, deve jogá-la para o outro lado da rede. Se cair no chão dentro da sua quadra é ponto do outro jogador. É um pré-jogo para o voleibol, podendo ir colocando aos poucos as regras do vôlei.