Lucas Farina é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Erechim

2020

O vereador Lucas Farina (PT), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, em eleição realizada na noite desta segunda-feira. Ele representou a chapa de situação na disputa.

Com ele, foi eleita ainda a vereadora Clarice Moraes (PMDB), como vice-presidente, Fernando Barp (PCdoB) como primeiro secretário e Vânia Miola (PPS), como segunda secretária.

A eleição teve 11 votos favoráveis aos vencedores contra seis da chapa de oposição que tinha Marcos Lando (PDT) como candidato a presidente. Compunham a chapa, ainda os vereadores Claudemir Araújo (PTB), Leandro Basso (PCdoB) e Luiz Dionisio Silva de Brito (PSD).

O pleito começou com o vereador Marcos Lando alertando que sua chapa iria interpelar judicialmente, caso saísse derrotada, alegando que a vereadora Clarice Moraes, por ter entrado na legislatura através de suplência, não poderia concorrer a cargo na mesa diretora.

Vânia Miola, no entanto leu o regimento interno da Câmara, para que houvesse entendimento neste sentido. Com o parecer lido e com entendimento de que não haveria problemas em Clarice concorrer ao cargo, iniciou-se a votação.

Um a um, foram eleitos todos os cargos. O vereador José da Cruz, que chegou a cogitar a possibilidade de concorrer à eleição, foi favorável à chapa encabeçada por Lucas Farina.

A nova composição assume apenas no próximo período e será a gestora da Câmara durante todo o ano de 2016.