Faleceu na manhã da sexta-feira (03) em Blumenau o itaense Álvaro José Pille. Álvaro trabalhou em cartório do Fórum de Concórdia ainda quando bem jovem. Estudou direito em Passo Fundo e se formou juiz. Foi secretário administrativo da segunda gestão de Luiz Suzin Marini.
No Estado Álvaro Pille foi Secretário de Segurança Pública no Governo Casildo Maldaner e forte militante do PMDB, inclusive presidiu a sigla em Concórdia. Sempre atuou como um conselheiro do partido. Álvaro, que atualmente morava em Indaial, estava doente (se tratava das complicações do diabetes) e teve complicações em Blumenau.
Ele, que era juiz aposentado, já atuou nas Comarcas de Curitibanos, Santa Cecília, Campos Novos, Joaçaba, Capinzal, Palmitos, Ponte Serrada, Indaial e Caçador, onde se aposentou.
Além disso, prestou assessoria as administrações municipais de Itá, Concórdia (assessorando três prefeitos), e na elaboração das leis orgânicas de Itá, Ponte Serrada e Piçarras. Recebeu o Título de Cidadão Honorário nos municípios de Itá, Concórdia e Indaial.
O velório é na capela do cemitério de Indaial a partir das 17 horas da sexta-feira (03). No sábado (04) às 9 horas acontece a missa no mesmo local. No final da manhã o corpo será cremado em Blumenau.
Álvaro Pille deixa três filhos e a esposa, também de 82 anos de idade.