As eleições municipais realizadas no último domingo, 6 de outubro, marcaram um capítulo histórico para a Câmara de Vereadores de Aratiba. Pela primeira vez, cinco mulheres foram eleitas para compor a legislatura, que conta com nove cadeiras no total. Márcia Matté, Solange Cela, Salete Altenhofer, Maria Helena Dill e Méngele Wermeier são as vereadoras eleitas que representarão a população nos próximos quatro anos.
Além da expressiva presença feminina, as eleições deste ano também foram marcadas pela renovação, com apenas dois vereadores reconduzidos a seus cargos. O reeleito vereador Marco Machado, ao lado de Márcia Matté, que também garantiu um novo mandato, são os únicos a permanecer na Câmara, reforçando a tendência de mudança e novas lideranças políticas.
A vitória das mulheres é um marco importante para a política local e reflete uma maior participação feminina no cenário público. Com diferentes trajetórias e áreas de atuação, as cinco vereadoras trarão perspectivas diversas para o debate e a criação de políticas que impactam a comunidade de Aratiba.
O aumento da representatividade feminina na Câmara de Vereadores é um reflexo de uma mudança mais ampla que vem sendo observada em muitas cidades do Brasil, com as mulheres assumindo papéis de liderança e ganhando mais espaço nas decisões políticas. Para o município de Aratiba, essa nova composição aponta para uma gestão mais plural e participativa, onde as pautas de interesse da população poderão ser debatidas a partir de um ponto de vista mais inclusivo.
Com o novo quadro de vereadores, Aratiba se prepara para uma gestão de renovação e equilíbrio, onde as mulheres ocupam posições de destaque, demonstrando a força e a importância da participação feminina no cenário político local.
Os vereadores eleitos foram (Dados oficiais TSE)
– Márcia Matté (PT) com 597 votos;
– Uiliam Campagna (Cidadania) com 525 votos;
– Edinho Dallazen (PP) com 438 votos;
– Solange (MDB) com 358 votos;
– Saletinha (PT) com 335 votos;
– Kinha (Cidania) com 333 votos;
– Machado (MDB) com 314 votos;
– Mengéle Wermeier (PT) com 309 votos;
– Carniel (Cidadania) com 300 votos.