Não faz sentido nenhum investir na poupança, é só comparar”, diz economista

527

A poupança é, tradicionalmente, o investimento preferido da grande maioria da população brasileira. Isso acontece principalmente por ser uma aplicação muito fácil de ser utilizada e acessível a qualquer valor. No entanto, em momentos de juros altos, como o atual, a ela está longe de ser uma boa alternativa para deixar o dinheiro investido.

“Não faz sentido nenhum investir na poupança, é só comparar”, atesta o economista e assessor de investimentos da Atlas Invest Max Scatimburgo.

A poupança conta, atualmente, com uma rentabilidade de 0,5% por mês mais a TR (Taxa Referencial), o que faz com que isso gire em torno de 0,68% ao mês atualmente. Com a Selic a 14,25% ao ano, é possível encontrar investimentos que rendam muito mais que a poupança, chegando a uma rentabilidade líquida de mais de 1% por mês sem nenhuma dificuldade, aponta Max.

E para buscar essas taxas, não é preciso se arriscar. O Tesouro Selic, do Tesouro Direto, que é o programa de compra e venda de títulos públicos do governo federal, por exemplo, é considerado um investimento mais seguro que a poupança por Max e vários outros especialistas no assunto. Isso acontece pois a garantia desse título, que tem sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros, é do governo federal, que, em tese, é o melhor credor que existe no país.

“O Tesouro Selic é o investimento mais seguro que existe no país. Além dele, ainda existem ótimas opções nos títulos bancários, que contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é exatamente a mesma da poupança”, relata o economista.

A garantia do FGC é de R$ 250 mil por investidor por instituição financeira. “Até 2011, 2012, quando o governo forçou a taxa básica de juros para baixo, ainda fazia algum sentido aplicar na poupança. Mas, agora, mesmo com a poupança sendo isenta de imposto de renda, esse investimento não tem lógica”, diz Max.

Vale lembrar que o valor de entrada no Tesouro Direto é de apenas R$ 30,00, o que faz com que seja uma aplicação bastante acessível para praticamente qualquer investidor que queira aplicar seu dinheiro com segurança e boa rentabilidade.