Apesar de uma rápida chuva, os próximos sete dias serão de muito calor no Rio Grande do Sul. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 50/2023, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Nesta sexta-feira (15), o deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados, principalmente na Campanha, na Zona Sul e no Litoral. No sábado (16) e domingo (17), o calor intenso vai predominar: a presença do ar quente manterá as temperaturas elevadas, com valores superiores a 35°C em todas as regiões e próximas a 40°C em algumas áreas – especialmente nas Missões, no Vale do Uruguai, na Região Central e na Região Metropolitana.
Entre segunda (18) e quarta-feira (20), a lenta propagação de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Rio Grande do Sul, com possibilidade de novas tempestades na maioria das regiões.
Os volumes esperados deverão oscilar entre 15 e 35 mm na maior parte do Estado. Entre a Campanha e a Fronteira Oeste, estão previstos valores mais elevados, que deverão oscilar entre 60 e 80 mm – podendo alcançar 100 mm em algumas localidades.