O Município de Aratiba está implantando a Ouvidoria Municipal. Segundo a Administração Municipal, a Ouvidoria é um canal privilegiado de comunicação com o cidadão e a instituição tem a função de receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação.
O prefeito Guilherme Eugênio Granzotto destaca que a implantação da Ouvidoria visa contemplar a proposta do pacto governamental, que cria uma ponte de comunicação e aproximação entre população e Administração Municipal, e através dessa atitude busca aprimorar a qualidade de seu atendimento ao cidadão, principal beneficiado com o órgão.
O cidadão poderá encaminhar suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios através do telefone 0800 642 1070, pelo site da Ouvidoria (www.ouvidoriapmaratiba.com.br/admin) ou comparecer até a sala da Ouvidoria, que está localizada junto a Casa da Cultura, na Rua XV de Novembro, de segunda à sexta–feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.