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Caixa volta a liderar ranking de queixas de clientes, mostra Banco Central

A Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar no ranking de queixas contra bancos, com mais de 2 milhões de clientes, pelo segundo mês consecutivo, em janeiro. A instituição financeira havia liderado as reclamações também em dezembro. Os dados foram publicados hoje (19) pelo Banco Central (BC).

A instituição teve 953 reclamações procedentes e índice de 12,78%. Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte, ficou o HSBC, com 112 queixas e índice de 10,99%; em terceiro, o Santander, com 234 queixas e percentual de 7,44%; em quarto, o Bradesco, com 541 queixas e índice de 7,22%, e em quinto, o Banrisul, com 25 reclamações e percentual de 6,42%.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

As irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações ocuparam o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 691 queixas por este motivo em janeiro. Em segundo lugar, ficou a restrição à execução de portabilidade de operação de crédito, com 542 queixas.

O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 317 menções. Por fim, vieram irregularidades no fornecimento de documento para liquidar antecipadamente operação de crédito consignado e a restrição à portabilidade de crédito consignado, que receberam, respectivamente, 209 e 171 queixas.

A Agência Brasil entrou em contato com os cinco bancos que tiveram mais reclamações. Até o momento, a Caixa Econômica, o HSBC, Santander e Bradesco se manifestaram sobre o levantamento. A Caixa ressaltou que valoriza as reclamações dos clientes e as utiliza para melhorar os processos de atendimento. Segundo o banco, a redução das reclamações e o aumento das soluções são prioridades. A instituição disse ainda que seus serviços e produtos são permanentemente revisados.

Em nota, o HSBC disse que avalia todas as demandas recebidas pelos canais de atendimento e atua com foco no cliente para melhorar os serviços. “O banco tem realizado alterações significativas, principalmente no modelo de gestão e atendimento e ressalta que segue os mais altos padrões de qualidade para atender os pontos levantados nas avaliações de seus clientes”, diz o comunicado.

O Santander também enviou nota afirmando que trabalha continuamente para aperfeiçoar processos, ofertas e o atendimento com o intuito de torná-los simples e ágeis e melhorar a satisfação e a experiência dos consumidores com o banco. O Bradesco disse que desenvolve programas de revisão de processos e sistemas e formação e aperfeiçoamento de funcionários, a fim de aumentar o nível de satisfação dos clientes. A reportagem ainda aguarda retorno do Banrisul.

 

Fonte: Agência Brasil

Primeira estimativa feita pelo IBGE indica safra 4,4% maior em 2015

A primeira estimativa de 2015 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas (caroço de algodão, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, girassol, sorgo, trigo e triticale) indica crescimento de 4,4%, em relação à safra de 2014, devendo totalizar 201,3 milhões de toneladas. No ano passado, foram colhidas 192,8 milhões de toneladas.

Os dados fazem parte do primeiro Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) divulgado hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números indicam que a área a ser colhida alcança 57,2 milhões de hectares, o que representa um crescimento de 1,6%. Em 2014, a área colhida foi 56,3 milhões de hectares.

Arroz, milho e soja, os principais produtos deste grupo, somados, representam 91,6% da estimativa da produção e respondem por 85,4% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, houve acréscimo de 3,5% na soja, reduções de 1,3% na área plantada de arroz e de 0,3% na de milho. No que se refere à produção, houve crescimento nas estimativas de 3,3% para a safra de arroz, 10,5% para a soja e queda de 2,9% para o milho.

Segundo o levantamento, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas será maior na Região Centro-Oeste, com 81,7 milhões de toneladas. O Sul responderá por 75,2 milhões de toneladas; o Sudeste, por 19,7 milhões de toneladas; o Nordeste, por 19,2 milhões de toneladas, e o Norte, por 5,5 milhões de toneladas.

Comparativamente à safra passada, constatou-se crescimento de 0,2% no volume de produção da Região Norte; de 23% do Nordeste; de 9,7% do Sudeste e 6,3% do Sul. Em contrapartida, o Centro-Oeste apresentou diminuição de 1,5% em relação à produção do ano anterior.

Na avaliação para 2015, Mato Grosso foi o maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 23,1%. Outros estados que aumentaram a produção foram o Paraná (18,2%) e o Rio Grande do Sul (15,9%), que, somados, representaram 57,2% do total nacional previsto.

Quando comparadas à produção obtida em 2014, as estimativas de janeiro deste ano indicam que 12 dos 26 produtos aumentaram. Os destaques são o amendoim em casca primeira safra (crescimento de 18,8%), arroz em casca (3,3%), a aveia em grão (23,6%), cevada em grão (23,1%), soja em grão (10,5%) e o trigo em grão (20,4%).

Dos 14 produtos com variações negativas destacam-se o algodão herbáceo em caroço (7,3%), amendoim em casca segunda safra (11,2%), batata-inglesa segunda safra (7,6%), batata-inglesa terceira safra (19,4%) e o cacau em amêndoa (16,7%).

Abertura da programação de Natal em Aratiba

O espírito natalino já está presente em Aratiba. A Abertura Oficial do Natal Feliz 2014, ocorreu na noite de domingo, 07 de dezembro.

A primeira atração da foi à chegada do Papai Noel. No palco principal, o prefeito Luiz Ângelo Poletto e o vice-prefeito, Gelson Carbonera, entregaram a chave da cidade para o Papai Noel. O evento reuniu cerca de 1,5 mil pessoas na praça central.

A noite foi coroada com o espetáculo, Auto de Natal – A Missão do Filho de Deus, que foi apresentado pelo grupo Luz & Cena de Novo Hamburgo, que colocou em cena a tradicional história do nascimento do menino Jesus, da anunciação dos anjos à Maria, ao censo promovido pelo Rei Herodes em busca do menino. A saga dos Reis Magos guiados pela luz de uma estrela, culminando com o nascimento do filho de Deus. Atores e músicos levaram o público a viajar no tempo e resgatar uma das histórias mais conhecidas e populares de todos os tempos.

Como destaque, as pessoas podem conferir o presépio montado ao lado da secretaria da Cultura, Juventude e Desporto.

Programação:
Dia 17 – Quarta-feira
20h30 – Noite da Cultura – apresentações culturais
Local: Ginásio de Esportes

Dia 19 – Sexta-feira
18h30 – Finais do Campeonato Municipal de Futsal

Dias 17, 18 e 19 – Entrega de presentes para as crianças no interior do município.

Dia 23 – Terça-feira
20h30 – Entrega de presentes para as crianças na Praça Central.
Apresentação Musical dos alunos da Escola Estadual de Dourado e da 3ª Idade da Assistência Social.
Show com o Grupo Uni Duni Te Eventos.

Dia 28 – Domingo
20h – Sorteio de Prêmios da Campanha Troca Consciente 2014
Show com o Grupo Garotos de Ouro e Banda Nave Som.
Local: Praça Central

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