18.9 C
Aratiba
sexta-feira, 18/outubro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiPapa nomeia padre de Itatiba do Sul como Diplomata do Vaticano no...

Papa nomeia padre de Itatiba do Sul como Diplomata do Vaticano no Senegal

Após ser nomeado como Diplomata do Vaticano para a África pelo Papa Francisco, em Roma, na Itália, encontra-se em Itatiba do Sul juntamente com a sua família, o Padre Anderson Francisco Faenello, momento em que desfruta de um bom descanso antes de iniciar a sua nova jornada naquele continente.

A indicação ocorreu no último dia 1º de julho por meio do Secretário de Estado da Santa Fé, o Cardeal Pietro Parolin, momento em que nomeou Anderson como Adido para a Nunciatura Apostólica, representação diplomática, de Dakar, no Senegal, África, com jurisdição também para a Mauritânia, a Guiné-Bissau e Cabo Verde.

Membro do presbitério da Diocese de Erechim, em agosto de 2021, foi para Roma onde, concomitantemente, cursou a Academia Diplomática Pontifícia e a Universidade da Santa Cruz, na qual obteve o título de Doutor em Direito Canônico.

Como parte da formação diplomática, no mês de agosto 2023 foi enviado para Nunciatura Apostólica, representação da Santa, do Senegal, África, para a realização do Ano Missionário. Com a transferência do atual secretário daquela Nunciatura Apostólica, Anderson foi escolhido para sucedê-lo. Assim, a partir dessa nomeação, passa a fazer parte oficialmente do Corpo Diplomático da Santa Sé.

Anderson permanecerá na região por alguns dias, oportunidade em que, de 5 a 9 de agosto participará do retiro anual do Bispo e dos padres de Erechimim, na casa de encontros dos irmãos maristas em Veranópolis.

Padre Anderson Francisco Faenello nasceu no dia 20 de outubro de 1986, na comunidade São Valentim, Derrubadas, Itatiba do Sul. Terceiro dos quatro filhos de Valdecir Antonio e Iraci Fátima Bassi Faenello.

Fez seus estudos de 1ª a 4ª séries no colégio Municipal São Valentin de Derrubadas. De 5ª a 7ª, no colégio Estadual Assis Brasil, do Saltinho. Cursou a 8ª série do Ensino  fundamental e o Ensino Médio no Colégio Estadual Fernandina Rigoti de Itatiba do Sul, tendo-o concluído no ano de 2003.

Em 2005, fez o propedêutico no Seminário de Fátima. De 2006 a 2008, cursou filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier, IFIBE. Em 2009, ingressou na Teologia, cursando-a na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades.

Durante a filosofia e teologia, realizou atividades pastorais nas Paróquias São Cristóvão, bairro do mesmo nome, em Passo Fundo; Sagrado Coração de Jesus de Paulo Bento, Santo Antônio de Passo Fundo, e Nossa Senhora da Salette, Três Vendas, Erechim. Foi ordenado diácono no dia 28 de julho de 2012, em Itatiba do Sul. Sua ordenação presbiteral foi dia 15 de dezembro de 2012, no mesmo local.

Autor do livro “A felicidade e a realização humana no trabalho: elementos fundamentais à luz da Doutrina Social da Igreja”. São Paulo: Paulus, 2014.

Vencedor (1º lugar) do Primeiro Concurso Internacional de ensaios “Pensamiento Social de la Iglesia y realidade Latinoamericana”, organizado pela Fundación Konrad Adenauer, a Organização de Universidades Católicas da América Latina (ODUCAL) e a Red Latinoamericana y Caribeña del Pensamiento Social de la Iglesia (REDLAPSI), 2015.

Em 2016, iniciou Mestrado Eclesiástico de Direito Canônico Extensão de Londrina, oferecido pelo Pontifício Instituto de Direito Canônico do Rio de Janeiro.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments