17.5 C
Aratiba
sexta-feira, 21/junho
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de BelezaPele ressecada: 11 causas comuns (e o que fazer)

Pele ressecada: 11 causas comuns (e o que fazer)

As principais causas da pele ressecada são:

1. Mudanças de temperatura
Ficar muito tempo no frio, como acontece no inverno, pode ressecar a pele, porque quando a temperatura ambiente diminui, a pele perde a sua hidratação.

No entanto, o mesmo também pode acontecer no verão, pois devido às temperaturas altas, as glândulas sebáceas e sudoríparas produzem menos óleos e suor, deixando a pele mais seca.

O que fazer: para tratar a pele ressecada é importante usar cremes hidratantes e proteger a pele das regiões que se encontram mais expostas, como as mãos e o rosto, colocando luvas, e mantendo o corpo quente.

2. Tomar banho com água muito quente
Tomar banho com água muito quente é outra causa muito comum para a pele ressecada pois a temperatura elevada da água remove a gordura natural da pele, deixando-a ressecada.

Além disso, o uso de sabonetes que não foram testados dermatologicamente, ou tenham um ph que não é o adequado, também podem eliminar a camada oleosa da pele, tornando-a mais seca.

O que fazer: é importante tomar um banho, no máximo de 5 minutos, usando água morna e evitando o uso de esponjas porque diminuem a proteção da pele e deixam-na mais sensível. O sabonete deve ser ligeiramente ácido, com um ph entre 5-6, e a pele deve ser hidratada com cremes hidratantes logo após o banho pois os poros encontram-se mais abertos, tornando a hidratação mais eficaz.

3. Não comer frutas e vegetais
Ter uma alimentação pobre em vegetais e frutas pode deixar a pele mais ressecada pois esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a proteger as camadas da pele, mantendo-a saudável e bonita.

O que fazer: é importante manter uma alimentação saudável e variada, incluindo frutas, legumes e gorduras boas, que se encontram no peixe, carne ou oleaginosas porque ajudam a manter a oleosidade da pele, evitando que fique ressecada.

4. Beber pouca água
Beber pouca água pode ser um motivo da pele ressecada pois a falta de hidratação torna a pele mais áspera e com menos elasticidade, podendo levar à sua descamação.

O que fazer: é importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia para garantir que o organismo está bem hidratado e a pele se mantém saudável.

5. Praticar natação ou hidroginástica
Os esportes que necessitam do contato frequente da pele com cloro, como acontece na natação ou hidroginástica, podem levar ao ressecamento da pele porque os químicos presentes na água, embora sejam seguros para a saúde, ao longo do tempo podem ir agredindo a pele, deixando-a mais seca.

O que fazer: é recomendado que depois de estar na água da piscina se tome um banho com água morna e se use um sabonete de pH ligeiramente ácido, entre 5-6, para retirar o excesso de cloro e evitar que continue ressecando a pele.

6. Usar roupas de tecido sintético
O uso frequente de roupas de tecido sintético, como poliéster ou elastano, impede que a pele transpire de forma adequada, deixando-a mais áspera e ressecada.

O que fazer: o tecido ideal para a roupa deve ser natural, como algodão, lã ou linho, porque evita o surgimento de alergias e permite que a pele respire, impedindo que fique ressecada.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments