O relator do projeto de lei, senador Lucas Barreto (PSD-AP), deve apresentar parecer favorável à inclusão do nome do município e estado nas placas de veículos. Ele adiantou que espera emendas para aprimorar o texto e ressaltou que essa mudança não terá custo adicional.
“A falta de informação sobre a origem dos veículos tem gerado problemas. Em caso de acidente, por exemplo, é difícil rastreá-los. Esse projeto permite um controle mais eficiente de entrada e saída de carros nos municípios, facilitando a identificação de veículos roubados”, argumenta o parlamentar. “Meu relatório será favorável ao projeto”.
O projeto do senador Esperidião Amin (PP-SC) propõe a obrigatoriedade da nova placa em veículos emplacados após um ano da publicação da lei, alterando o Código de Trânsito Brasileiro.
A implementação do atual modelo de identificação padronizado para os países do Mercosul enfrentou adiamentos, disputas judiciais, problemas de adaptação e credenciamento dos fabricantes, até que uma resolução do Contran resolveu o impasse em 2019.